Wednesday, 5 November 2008

Opinião de Luis Nhachote



Sera Barack Obama o 'Homem' de Irving Wallace?

Este texto é dedicado a memória de Goodwin Mata, que me encharcou de Irving Wallace

Maputo (Canal de Moçambique) – Naqueles instantes de expectativa, depois de todas as projecções indicando a vitória do senador Barack Obama, vejo o senador republicano, Jonh MacCain a reconhecer a derrota na corrida a Casa Branca.
Antes ainda que Obama fizesse o seu discurso de vitória, em Chicago, veio me a memoria, um amigo recentemente falecido com quem partilhei vários livros, ideias e inenarráveis momentos que a vida nos proporciona.
O mais marcante reveste-se na vitória de Barack Obama, que acaba de fazer história, numa nação onde tudo é possível, ao tornar-se no primeiro presidente negro. Como tudo começou: no seu parco acervo de algumas dezenas e dezenas de livros, havia um autor por quem ele tinha uma elevada estima e consideração: Irving Wallace. Wallace, segundo o Goodwin, no auge da sua lucidez não ganhara o prémio Nobel da literatura ao ter escrito “O prémio”, romance onde desvenda os meandros “mafiosos” da prestiada academia Nobel. Mas é o romance “O Homem”, que marcara o Goodwin, pois no mesmo, escrito lá para as décadas de sessenta e setenta, já profetizava que na mítica Casa Branca, um homem negro chegaria a presidência, mas que não terminaria o mandato, devido a uma grande conspiração.
Quando Obama apareceu a América e ao mundo expectante ao momento impar, lembrei-me de Goodwin e perguntei-me: será Barack Obama o profetizado por Irwing Wallace?. É que de alguns escritores costumam nascer, como diria o nosso poeta nacional, vaticínios infalíveis. “O Homem” voltou a tornar-se actual…

No comments: