Cristóvão Chilede Manhamba, quer ser o primeiro presidente do Conselho Municipal de Mueda. Nasceu lá, muito precisamente no posto administrativo de Chapa, na baixa do planalto. Tem 39 anos de idade e ainda está a fazer a sétima classe, no curso nocturno da Escola Secundária de Mueda. Entrou na Renamo, por via do rapto a que foi sujeito, no primeiro ataque sofrido por chapa, em 18 de Outubro de 1991.
Fez parte da estrutura administrativa junto do Governo distrital, quando à luz dos entendimentos de Roma foi necessária a inclusão dos homens do então movimento guerrilheiro com vista à resolução do problema da dupla administração. E ficou na administração, como aspirante, até que em 2007 foi expulso. Ele diz, por ser da Renamo, Partido que o propôs para "digladiar" com o da Frelimo na busca da liderança do município.
Faustino Suade, nasceu em Chiúre, muito precisamente em Milapane, posto administrativo de Mazeze, no primeiro dia do primeiro mês do ano de 1966. Tem o nível médio, feito em 2000. Trabalhou ligado a um projecto com suporte do PNUD, actualmente faz conta-própria que consiste em prestar serviços sob a forma de publicidade, ornamentação, jardinagem. Vive no bairro de Natite, próximo do famoso mercado de Mbanguia, na cidade onde quer ser o presidente do município, Pemba. Traz nas costas a Aliança Nacional Democrática.
Fernando Abel Neves, quer ser presidente na terra onde nasceu, Mocímboa da Praia, em 3 de Março de 1968. Terminou na 11ª classe tendo, entretanto, uma experiência profissional que o levou a trabalhar na ex-Texmanta, delegado distrital do NAR/ACNUR, para Mocímboa da Praia e Palma, trabalhou nas relações públicas da Sycamore Service, hoje uma empresa de prestação de vários serviços serigráficos, venda de consumíveis para a área da informática e detentora da mais robusta Internet Café, na cidade de Pemba. Vem da Repartição Provincial de Programas e Desenvolvimento do Instituto Nacional de Acção Social e é a Frelimo que o confiou o desafio.
Mobiro Killian Namiva, vem da Escola Primária do bairro Maputo, em Mueda, onde ainda é professor.
Nasceu neste distrito, na missão Pomela, em 31 de Julho de 1957. Saiu para a Tanzânia atrás dos seus pais e quando a Frelimo proclamou a independência nacional ainda se encontrava lá, tendo regressado quatro meses depois. Andou pelos centros internatos, formou-se professor em Montepuez, trabalhou em muitas coisas nas escolas primárias e direcções distritais e agora o Partido Frelimo acha que pode servir para dirigir Mueda, um município que acaba de nascer.
Mussa Incacha, pela segunda vez vai desafiar um candidato da Frelimo pelo município de Pemba. Nasceu em 17 de Junho de 1958, na Ilha do Ibo, estudou até ao primeiro ano da Escola Industrial, na cidade de Nampula, onde se fez funcionário público, desde 1977, nas Obras Públicas, até aos nossos dias, desta feita, trabalhando para Administração do Parque Imobiliário do Estado(APIE), em Pemba.
Ingressou na Renamo em 1992, "autarquia para todos" é o lema que leva nesta campanha para as eleições de 19 de Novembro.
Rafael Manuel Correia quer "binar"(a segunda) a presidência do município de Montepuez, o segundo mais importante de Cabo Delgado. No dia da Independência de São Tomé e Príncipe, deste ano, fez 50 anos de idade. Estudou, interrompeu para trabalhar, voltou a estudar, voltou a trabalhar, até que na sua última investida aos estudos é bafejado pela sorte de ir a Cuba onde fez o ensino geral e depois ingressou no Instituto Politécnico Viena Revolucion, em Havana, capital do país do El Comandante. Regressou ao país já técnico veterinário, conhecimento que foi usando ora no projecto dos 400.000 hectares, ora na barragem de Chipembe, assim como na Lomaco e mais tarde Mocotex, antes de virar Plexus. Muitas capacitações pelo meio fizeram dele um gestor que o seu Partido "batuque-e-maçaroca" considera mais-valia.
Sadique Âssamo Yacub é um aduaneiro que nasceu em Ancuabe e foi andando de escola em escola e agora está no terceiro ano da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Moçambique. Chefiou diferentes sectores e departamentos aduaneiros, em Nacala, Pemba, Mocimboa da Praia, Palma, Nampula e traz um leque de experiências, em resultado de cursos feitos, de liderança, gestão de pessoal, recursos financeiros, contabilidade e património, para além de outros virados para a colecta de receitas e impostos. A Frelimo é que o propõe para mandar no município de Pemba.
Singano Assane vem da Renamo à qual abraçou em 1994 e de que é actualmente delegado político distrital, em Mocimboa da Praia. É comerciante que já foi assistente da Liga da Mulher do seu Partido, treinado em assistência jurídica e ainda anda a fazer cursos dessa área, à distância, mas do ponto de vista meramente académico-curricular diz que depois de ter feito a 8ª classe do antigo sistema de educação, na cidade de Pemba, nunca mais galgou as cadeiras formais da educação. Nasceu no dia 10 de Setembro de 1971 e carrega consigo o lema " Renamo, a força do povo, o povo no poder, autarquia para todos: inclusiva, próspera, segura, limpa e acolhedora".
Tomé Fernando, nasceu no distrito mais meridional de Cabo Delgado, Balama, em 19 de Dezembro de 1964. Estudou até 6ª classe, em Montepuez, depois do que foi fazer a 9ª classe em Pemba. Tem na bagagem o Primeiro Ano do Instituto de Educação e Gestão, formação em Gestão Autárquica, tida em Lisboa, Portugal, em 1997, mas antes havia trabalhado na empresa agrária de Chipembe, como Caixa e na Marmonte, nos serviços financeiros.
Filiou-se à Renamo em 1989. Em 94, por este Partido foi vice-presidente da Comissão Distrital de Eleições, em Montepuez, delegado político do mesmo distrito e Partido e depois provincial de Cabo Delgado, já em 1996/98. Pertenceu à Comissão Nacional de Eleições(CNE) no período que vai de 1999 a 2007, depois da Comissão Provincial em 2008.
PEDRO NACUO
Furious row at UN as Russia blocks Sudan ceasefire move
-
The UK calls vetoing a ceasefire plan a "disgrace" but Russia says Sudan's
sovereignty is being ignored.
2 hours ago
No comments:
Post a Comment