A vitória de Obama na última eleição presidencial dos Estados Unidos da América merece um reparo profundo por parte de toda a comunidade internacional e da comunidade moçambicana em particular.
A eleição de Obama quebra os tabus sobre as raças e relança a esperança de um presente e futuro de igualidade, fraternidade e irmandade entre os homens.
Os homens são iguais em direitos e deveres. Os americamnos não escolheram Obama por ser negro.Os americanos escolheram um novo Presidente que sendo negro, isso não constitui fraqueza ou vantagem.
Foi um longo percuurso para se chegar à noite histórica do dia 4 de Novembro de 2008.
Sem ser necessário voltar a pisar esse sinuoso percurso, todas as nações devem reconhecer os seus cidadãos como iguais.
Seria bom que se multiplicassem os exemplos de que nos Estados Unidos os presidentes são apenas os brancos, na Africa negra não são apenas os negros, na Europa não são
apenas os brancos e por aí fora. A humanidade não tem raça.
A eleição de Obama lança outros desafios às nações modernas. Resulta vergonhoso o tratamento que a Europa continua a dar aos imigrantes e seus descendentes. A articipação nas esferas cimeiras da política por parte de desdendentes de outros continentes continua aquém do aceitável na Europa, Africa , Ásia, América e Austrália.
Numa altura em que Moçambique está em plena campanha eleitoral para as eleições autárquicas, algumas lições devem ser retiradas do processo americano que conduz Obama à Casa Branca.
: A transparência em todos os contornos formais e intrísecos ao processo eleitoral.
O tratamento igual aos candidatos pelo Estado e pela comunicação social.
A necessidade de se privilegiarem os valores morais , a ética política e os bons
costumes nacionais.Com a observância desses ditâmes, não restam dúvidas de que o vencedor que emergir será aplaudido e reconhecido por todos.
A vontade de mudar para o melhor é uma das grandes expectactivas que os americanos revelaram. Mostraram que não temem ousar. Naõ está garantido que Obama venha a ser um bom Presidente, mas ele simboliza um sonho nesse sentido.Um homem que se espera,
tenha a sensibilidade humana de qualquer americano.
Podemos aproveitar a euforia pela vitória de Obama e nudarmos para o melhor. Embora raras vezes, mas chegam bons exemplos da América.(x)
Briton among dead in New Orleans vehicle attack
-
A British national was among at least 14 killed on New Year's Day, the
Foreign Office confirms.
6 minutes ago
1 comment:
Sem dúvida, a Humanidade não tem raça e as coisas terão de mudar mas sejamos realistas, uma pessoa não negra poderá ser Presidente em África? Por outras palavras, Obama teria chegado a Presidente em África?
Post a Comment