Thursday, 16 October 2008

Presidente do Brasil visita Moçambique para estreitar cooperação

Lula estará em Maputo quinta e sexta-feira, acompanhado de delegação governamental e de uma missão empresarial.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, realizará visita a Moçambique entre os dias 16 e 17 de outubro.
Lula será acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Saúde, e dos presidentes da Embrapa, do SESI e da Fiocruz.
A visita presidencial integra também uma delegação empresarial que participará de
seminário com vistas à identificação de novas oportunidades de negócios com
Moçambique.
De acordo com informação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Maputo, o Lula inaugurará o Escritório Regional para África da Fundação Oswaldo Cruz.
"A representação da Fiocruz possibilitará diálogo mais ágil com os setores de saúde dos países africanos, com vistas ao desenvolvimento de novos projetos de cooperação e à transferência de experiências brasileiras em políticas públicas de saúde", segundo o Itamaraty.
Durante a visita, Lula anunciará também medidas para a implantação, com cooperação brasileira, de fábrica de anti-retrovirais e outros medicamentos em Moçambique, projeto liderado pelos Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores
"A iniciativa busca contribuir para o reforço da capacidade moçambicana de enfrentamento de desafios no setor de saúde, particularmente o combate à Aids /Sida, cuja incidência no país vem aumentando nos últimos anos", refere o governo brasileiro.
Apesar dos esforços do Governo moçambicano, estima-se que mais de 80% dos infectados não tenham tratamento adequado. A produção de medicamentos anti-retrovirais no país contribuirá para aliviar esse quadro.
Deverão ser assinados atos bilaterais nas áreas de cooperação audiovisual e cinematográfica, cooperação esportiva e em educação nutricional, além de memorando para a cessão de terrenos para as respectivas embaixadas em Brasília e em Maputo.

No comments: