Thursday, 9 October 2008

Ontem na Assembleida da República


Deputado Muchanga da Renamo destapa “corrupção” no INSS

Maputo (Canal de Moçambique) - O governo foi ontem ao parlamento responder às perguntas que as duas bancadas, da Renamo, na oposição, e da Frelimo, no poder. O ponto que mais preocupava a Renamo era o relacionado com as contas mal paradas do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social), sobre as quais a Primeira-ministra, Luísa Diogo, e a ministra do Trabalho, Helena Taipo, deveriam pronunciar-se.
As apresentações feitas pelas duas governantes foram consideradas “ocas” pela bancada da Renamo que disse esperar ouvir muito sobre o rombo financeiro do INSS e nada disso ter sido esclarecido.

O deputado da Renamo, António Muchanga, disse sem papas na língua que os discursos de Luísa Diogo e de Helena Taipo com relação ao rombo financeiro ocorrido no INSS estavam destituídos de conteúdo. Ele acusou ainda as governantes de terem ido ao Parlamento apenas para entreter o povo.
Muchanga disse que a gestão do INSS sempre esteve sobre auspícios de um bando de corruptos e que a Renamo, já teve a oportunidade de alertar em devida altura, mas que o Governo foi fazendo ouvidos de mercador.
António Pedro Muchanga falou prolongadamente e fez detalhadas acusações ao governo, que acusou de vir a sacar de há anos para cá somas elevadas do INSS para fins ilícitos.
Os casos e os valores referidos pelo deputado são inúmeros e os valores escandalosamente avultados. Em próximas edições contamos poder dar a conhecer a lista de rombos arrolados pela oposição.

(Almeida oliveira)

No comments: