Friday 17 October 2008

O Insolito Acontece na Beira!

Num acontecimento sem precedentes na recente historia das relacoes entre partidos politicos em Mocambique, o chefe da bancada da Frelimo no Municipio da Beira, Mateus Saize, rasgou elogios ao Secretario Provincial da Renamo Fernando Mbararano, alegadamente por ter exposto a publico a ma gestao e corrupcao do actual edil do Municipio da Beira.

Comeca a ficar evidente que existe uma confluencia de interesses e ate aparente colaboracao entre faccoes da Renamo e da Frelimo, pelo menos ao nivel da cidade da Beira.

O primeiro episodio publico teve a ver com o afastyamento do assessor de imprensa do actual edil do Municipio da Beira de nome Alex, que segundo fontes fidedignas foi denunciado por elementos da Renamo aos seus 'parceiros'da policia da Republica de Mocambique, o que levou a extradicao de Alex para o Portugal.

A segunda 'colaboracao' publica occorreu quando a Policia de Intervencao Rapida, vulgo PIR, foi convidada pela faccao Mbararano para desalojar os membros da Renamo que haviam 'tomado de assalto' a sede da Renamo no populoso bairro da Munhava. Como nao deixaria de ser, o 'convite'foi prontamente aceite e os 'invasorers'devida e convenientemente'escorracados da sede.

A de ontem, transmitida em direxcto pela TVM no seu noticiario vespertino, e repetido esta manha foi a terceira, pelo menos a que tivemos conhecimento.

Face a este desenrolar de acontecimentos comeca a ficar claro que pelo menos ao nivel da Beira existe uma confluencia de inrteresses entre os dois maiores partidos ou faccoes deles com o objectivo de inviabilicar a vitoria do actual edil do municipio, Davis Simango.

Portanto uma victoria de Simango sera ao mesmno tempo uma derrota de faccoes da Renamo e da Frelimo simulrtaneamente! Conseguira o jovem edil vencer os dois maiores partidos historicos no pais?

A acontecer, este fenomeno mudaria completamente o cenario politico no pais criando um terramoto sem precedentes pois mostraria que afinal de contas os dois partidoes sao venciveis e que uma terceira via e possivel.

Estas autarquicas ainda vao aquecer! Estamos aqui para ver e ouvir!

3 comments:

Anonymous said...

@Connecting...

Podes editar o teu post e acrescentar: Alé Junior, tiraram de moçambique em 10 dias.

É meu amigo

@Disconnecting...

Anonymous said...

senhor Faque inacio Faria esta construindo uma Predio na Zona de bairro bambu A menos de 100 metros da escola primariA 12 de Outubro. este mesmo foi veriador e e um dos que acusa o Sr Deviz Simango.gostaria de saber aonde Este senhor que a bem pouco tempo ate o cigarro pedia consegiu tanto dinheiro assim .brevemente posto as fotos da tal obra ,e algumas em momentos é que o SR faqu fez tal visita. Sabe ivone Vcs sao iguais a frelimo a uniga diferenca e de tempos ,De tal forma como a frelimo ia atras dos membros da renamo vcs estao fazendo o mesmo para Deviz.vcs sao tao cegos me entender que na Beira ou Ganha Deviz ou entao ganha Bulha.Quanto a Frelimo vos pagou para tanto espetaculo gratuito. Ivone eu dou-me forças para continuar na Renamo ate as eleicoes por uma questao de boa educacao ,mas depois das eleicoes deixe esses bandidos armados .a estrutura da remano ,as suas bases e alicerces so funciona no mato ,com uso de armas .Nos Naturais da Beira somos ireverentes sempre que necessario e nao vamos deixar que a vossa palhaçada continue assim .EM chibabava sim podm fazer isso

Anonymous said...

Horrível! Quem diria que a Renamo atingiria tal desespero a ponto de aliar-se ao seu suposto inimigo (a Frelimo), com o propósito exclusivo de minar a vida de um dos poucos Jovens Exemplares na nossa República? Infelizmente, a Renamo não tem como recuar, está arrependida, desesperada, porque sabe e sente que já entregou o Município à Outros. Já perdeu em muitos. Vai perder mais outros ainda. Por culpa e imaturidade sua. Agora está na hora de vestir o luto!