Thursday, 23 October 2008

Contabilidade Pública e o incêndio: Interrupção do SISTAFE não vai prejudicar os salários

A INTERRUPÇÃO verificada na manhã de ontem no Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAGE) não afectou o processo de pagamento de salários dos funcionários públicos no país, sendo que o mesmo está a decorrer com a normalidade, segundo garantiu o Ministro das Finanças, Manuel Chang. Uma ameaça de incêndio no edifício onde funciona a Direcção Nacional de Contabilidade Pública e de Orçamento do Ministério das Finanças levou à interrupção temporária do SISTAFE para dar lugar a trabalhos de peritagem do prédio.Maputo, Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2008:: Notícias
Os trabalhos de peritagem só terminaram a meio da manhã de ontem e a entrega do edifício ao ministério só viria a ser feita ao princípio da tarde.

De muitos pontos do país recebemos a informação de que os pagamentos de salários aos funcionários públicos estavam interrompidos, facto que era associado a possíveis danos que teriam sido provocados pelo incêndio da última quarta-feira.

Na verdade, durante a manhã de ontem, o edifício onde funciona a Direcção Nacional de Contabilidade Pública e de Orçamento do Ministério das Finanças esteve a funcionar a meio-gás.

Entretanto, quando contactado pela nossa Reportagem, o Ministro das Finanças, Manuel Chang, reafirmou que o pagamento de salários, pensões e de outros serviços dependentes, não está comprometido com a interrupção verificada estando a decorrer normalmente.

Confirmou que, de facto, houve uma interrupção para dar lugar à peritagem e o edifício só terá sido entregue no final da manhã quando foi retomado o funcionamento do sistema.

Entretanto, soubemos de outras fontes que o edifício não chegou a estar propriamente m chamas, mas houve uma fumança que terá sido provocada elo contacto de cabos condutores que alimentam o edifício entre os quais o de fibra óptica.

Os referidos cabos, estão contidos numa conduta que atravessa os vários andares do edifício. O incidente terá acontecido entre o sexto e o oitavo andar. Ainda ontem, segundo apurámos, os cabos afectados pela situação foram substituídos para dar lugar ao normal funcionamento dos sistemas operativos.

As primeiras nuvens de fumo, recorde-se, terão sido detectadas por volta das nove horas de quarta-feira accionando-se, acto contínuo, o alarme de incêndio no edifício. Pouco mais de 40 pessoas encurraladas nos andares acima dos do incidente tiveram que ser evacuadas com recurso a uma grua dos bombeiros que tinham a situação controlada passadas algumas horas.

Entretanto, o Ministério das Finanças agradeceu, em comunicado enviado à nossa Redacção, as entidades públicas e privadas e pessoas singulares que se dignaram prestar apoio para minimizar os efeitos do incêndio ocorrido na manhã de quarta-feira no edifício onde funciona a Contabilidade Pública e a Direcção do Orçamento.

Aquele ministérion endereça um agradecimento especial ao Serviço Nacional de Bombeiros, aos bombeiros da empresa Aeroportos de Moçambique, MOZAL e Porto de Maputo, bem como ao Hospital Central de Maputo, à Clínica Cruz Azul, INGC e aos agentes económicos.

No comments: