Thursday, 4 September 2008

Ultima intervencao publica do Dr. David Alone (Quinta feira dia 28 de Agosto de 2008


Com a devida venia, apresentamos a ultima intervencao publica do Dr Alone, efectivada 2 dias antes de nos deixar. Intervencao ocorreu no Hotel VIP, durante a realizacao do debate sobre a Zona de Comercio Livre na SADC, o organizado pelo Centro de Estudos Mocambicanos e Internacionais (CEMO):

'Muito obrigado, nao quero ser violento, mas a introdução da Zona do Comercio Livre, depende essencialmente de uma efectiva integracao regional, e essa integracao regional de facto, nao existe senão como uma mera hipotese filosofica, num saco cheio de boas intencões como chamam o inferno. Para mim, e na minha percepcao e que não passa mesmo disso. Se existe ou pode existir algum factor para integração esse factor só pode ser geográfico e cultural. De resto sobre factores politicos e economicos, tenho reservas substanciais. A nossa integração regional quando muito so pode ser elitista. E esta a ser elitista porque nao tem nada a ver com os povos da regiao, e muito menos com o povo mocambicano. Povos estes que nao foram ditos nem achados e foram pura e simplesmente ignorados. Nao foram consultados, nao houve nenhum referendo! So congeminaçães das Cimeiras e as Cimeiras não produzem integracão regional! A oradora disse que houve consulta ao sector privado, admitindo que sim, mas parece que não, o senhor Patel e o representante dos Mukheristas que tambem foi claro na sua intervenção. Portanto, nao houve consulta nenhuma, foi apenas uma consulta a elite economica nacional ou se não foi politico, socio politico e economico. E tenho dito, o meu muito obrigado!

2 comments:

Anonymous said...

Alo Manuel de Araujo.

Até aqui só lia os teus artigos de opiniao, hoje decide manifestar a minha imensa gratidao pela singela homenagem feita a David Aloni...

Comecei a admirar-te acima da media

Sikelekane

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caro Sikelekane,

Estamos juntos. Apenas fiz o que achei ser meu dever!
Se cada um fiz a sua parte, Mocambique sera diferente do que hoje! Como alguem dizia, 'o que me preocupa nao e o barulho dos maus, mas o silencio dos bons'!
Um abraco,

Manuel