Saturday 20 September 2008

ESTA CONFIRMADO: DAVIS SIMANGO 'EXPULSO' DA RENAMO


Acabamos de confirmar de fonte idonea no partido Renamo de que o edil da Beira, Eng. Davis Simango acaba de ser expulso da Renamo! A decisao foi tomada ao fim desta tarde numa sessao do Conselho Nacional a decorrer na Cidade de Quelimane!

O Conselho Nacional da RUE, que fez da bela Cidade de Quelimane o seu quartel general durante este fim de semana, acaba de cumprir com uma das suas 'profecias' expulsando desta forma, Daviz Simango, actual edil da Beira.
Falando no final do encontro, Afonso Dhlakama, disse que os membros presentes e os respectivos conselheiros (?), aclamaram (?) por unanimidade a expulsao do Eng. Daviz. Por outro , Dhlakama disse que com a apresentacao do Eng. Daviz Simango como candidato independente, ele violou o artigo 10 dos estatutos daquele partido. Acontece porem que o artigo 10, em nosso poder refere-se ao emblema do partido!
Desta forma, ainda de acordo com Dhlakama, Daviz Simango deve deixar de usar as insignias da Renamo. O que e que as insignias tem a ver com expulsao e uma duvida que o 'miudo' como ficou famosamente conhecindo o 'irmao' Fernando Mazanga na Cidade de Quelimane, que ppor sinal e o porta voz do partido, tera de explicar nas proximas semanas.
Umas das decisoes que o Conselho Nacional da RUE tomou foi a proibicao da utilizacao dos simbolos do partido Renamo pelo Eng. Davis
Simango. ha dias entrevistado por um dos matutinos da cidade de Maputo, o jurista Antonio Frangoulis aformou que nada proibia o eng. Simango de usar os simbolos da Renamo. Aqui parece residir uma zona de penumbra na nossa legislacao.
Mais adiante, Dhlakama acrescentou que o Edil da Beira desafiou as directivas internas do partido e assim sendo o Conselho nacional tomou as medidas que achou apropriadas.

Nao sabemos ate ao momento porque e que se usa o termo expulsao quando o artigo 15 alinea f) dos estatutis da Renamo nao preve tal sancao. Apenas se refere a exclusao, como sendo a medida mais grave que o partido pode exarar a um dos seus membros! Erro dos juristas da Renamo, do porta voz, do lider ou desatencao dos jornalistas?
Como se tem dito, o tempo e o melhor remedio para esclarecer as nossas duvidas.

Candidatos da Renamo as autarquias serao apresentados este Domingo

Ao que soubemos de Fernando Mazanga, no Domingo, serao apresentados aos municipes, membros e simpatizantes da Renamo os candidatos as autarquias.

Entretanto fontes bem posicionadas na Perdiz alegam que o tal artigo 10, de acordo com os estatutos do Partido Renamo, publicados no Boletim da Republica, com que se diz basear-se a expulsao do Edil da Beira, afinal de contas refere-se ao emblema da Renamo! Passamos a citar o artigo:

Artigo 10

EMBLEMA

O emblema do Partido representa o seguinte:

1. A perdiz simboliza a identidade, autenticidade, a negação da
subjugação e a afirmação da liberdade.
2. As dez Estrelas Amarelas, simbolizam as dez Províncias do País e as
suas riquezas minerais.
3. As três setas dispostas, horizontalmente, da esquerda para direita,
ostentando as cores azul escuro, verde e vermelha e simbolizam a
arma secular usada pelos antepassados na luta contra a opressão e
dominação colonial.

Fontes dentro do partido alegam que receberam ordens a semana passada para retirar os estatutos do partido da pagina da internet! A ser verdade, o assunto fara correr ainda muita tinta, pois estatutos em qualquer democracia que se preze como tal, nao podem ser mexidos a bel prazer de quem quer que seja. apenas o Congresso tem o poder de assim agir!

A ser verdade, parece que algo nao deve andar muito bem com os 'juristas da Perdiz!' ou entao deve haver varias versoes dos estatutos, de acordo com as vontades da hora, o que levante algumas questoes sobre a validade e relevancia Do papel do orgao velador pela justica no pais!

Pelo bem e pelo mal, pela primeira vez na historia do pais, apesar de ter sido pelas piores razoes, a Renamo conseguiu apagar a Frelimo e o efeito Comiche do mapa politico da semana e de Bulha, o candidato da Frelimo na Beira, parece ja ninguem se lembrar. O que teremos nas eleicoes para o Municipio da Beira em Novembro podera ser um duelo entre velhas comadres, ou seja 'Renamo versus ex-Renamo'!

Pelos vistos, parece que isto ainda vai aquecer! Estamos aqui para ver e ouvir! E como se tem dito, Cogito Ergum Sum! Ou seja, Penso, Logo Existo!

4 comments:

Anonymous said...

@Connecting...

MORTE DA RENAMO E DHLAKAMA

Manuel, eu sou Beirense puro, a RENAMO pode ter certeza que arranjou azar para o nosso lado.

Dhlakama, é mais um NABO presidente dum partido africano, fica provado mais uma vez que em africa quando um presidente fica mais do que 10 anos no poder acaba ficando maluco, julgam que após 10 anos de poder partido ou país fica terreno deles, é como tivessem adquirido um terreno.

Dhlakama e a RENAMO terminaram na Beira e conseqüentemente em MOÇAMBIQUE, porque a fraca afluência vai repercutir da Beira para Moçambique todo.

Claro, que com Manuel Pereira como candidato o Daviz não deveria usar símbolos da REANAMO, mas não dá direito a expulsão.

Senão vejamos, a FRELIMO matou o pai de DAVIZ alegando hoje as mesmas palavras que o BURRO DO MAZANGA alegou "REBELDE". O que está a acontecer com Daviz já aconteceu com o pai dele.

A RENAMO não tem conceito de PERDÃO? DEMOCRÁCIA? Desde quando tirasse um membro dum partido sem a presença do mesmo? Sem que o membro do partido possa defender-se?

Todos os orgãos de comunicação já estão a dizer que é o fim da RENAMO e Dhlakama. E ele que não duvide disso.

Enquanto Dhlakama estiver no poder, eu não votarei nele.

Sou beirense no Maputo e irei votar no Eduardo Namburete, alias deixa me ver o ponto de vista dele no domingo na STV.

Já recebi mais de 10 telefonemas de grandes amigos que defendíamos com unhas e garras a RENAMO e Dhlakama a lamentarem como o nosso partido terminou.

O Bulha por natureza não é gente e vai roubar na Beira aproveitando-se dessa situação para vencer as eleições.

Não respondeste a pergunta: o presidente Dhlakama recebeu a tua carta? ou enviaste para que ele recebesse?

Espero que consigas reunir a família RENAMO do rovuma ao Maputo.

Um abraço para Namburete, e todos os outros que vejo que realmente trabalham na RENAMO com vista a desenvolvimento do nosso partido.

Meus pêsames,

@Disconnecting...

Reflectindo said...

Caro Conneting,

Bem dito eu apoio à candidatura de Daviz Simango. Viva o Daviz

Vamos lutar para uma vitória de Daviz Simango.

Unknown said...

BOnita e imparcial abordagem Araujo. Noticia triste para democracia mocambicana.

Custodio (Austria)

Unknown said...

Com o resto a sombra e penumbra de duvidas ja' sem obstruir o nosso olhar, e' hora de acreditar no homem que de facto deve levar Mozambique em frente.

O que aconteceu em Quelimane e' o corolario de todo uma falta de percepcao da realidade politica nacional e des-sintonia com o eleitorado.