Angola: Caos na organização do acto eleitoral em Luanda
UNITA avança com impugnação
A UNITA entregou ontem o processo de impugnação das eleições na província de Luanda na Comissão Nacional Eleitoral (CNE) depois de todos os partidos da oposição terem classificado de "caótica" a votação de sexta-feira, primeiro dia do escrutínio. O MPLA não tardou em classificar o processo de impugnação da UNITA como "desespero da derrota". "Há muito que está garantida a vitória do MPLA", afirmou o director de Informação do partido, Rui Falcão.
Num encontro com observadores internacionais em Luanda, o líder da UNITA, Isaías Samakuva, afirmou que o seu partido decidiu avançar com a impugnação devido à "falta de transparência" do processo eleitoral na capital angolana. Falta de cadernos eleitorais em todas as assembleias de voto, ausência de registo electrónico dos eleitores e de boletins de voto, urnas que não abriram e a ilegal passagem da votação para dois dias são os argumentos da UNITA para avançar para a impugnação. "Tudo indica que o cenário que se viveu em Luanda foi premeditado com o objectivo de levar a votação para dois dias, o que é ilegal", afirmou Isaías Samakuva.
Face às falhas verificadas na sexta-feira, a CNE decidiu prolongar as eleições por mais um dia, apenas em Luanda. No entanto, das 320 mesas que deveriam reabrir logo pela manhã, mais de cem voltaram a não o fazer por falta do kit eleições. Na capital angolana estão registados mais de dois milhões dos 8,3 milhões de eleitores inscritos no país, existindo 2866 assembleias de voto. No entanto, o prolongamento da votação realizada ontem foi autorizado apenas em 320 assembleias pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que argumenta que foi somente nessas que houve falhas.
Entretanto, a chefe da missão de observação da UE, Luísa Morgantini, considerou que a Lei Eleitoral "foi violada" devido à inexistência de cadernos eleitorais nas assembleias de voto.
PORMENORES
NOVOS VOTANTES
Cerca de 8,3 milhões eleitores estavam registados para participar nas eleições, quatro milhões dos quais novos votantes, sendo estes na maioria jovens entre os 18 e os 34 anos que votam pela primeira vez num país onde a idade média de vida ronda os 50 anos.
UE ADIA BALANÇO
A Missão de Observação Eleitoral da UE às eleições angolanas adiou para hoje a divulgação do seu relatório sobre o processo eleitoral, que ontem deveria ter sido divulgado.
"RESULTADO DE CABINDA PODE VIR A SURPREENDER" (Ana Gomes, Observadora da União Europeia)
Correio da Manhã – Qual o seu olhar sobre estas eleições?
Ana Gomes – Estive em Luanda durante alguns dias mas na sexta-feira, dia da votação, estive em Cabinda a observar o acto. As coisas correram com normalidade, apesar da tentativa do MPLA de condicionar a votação de alguns eleitores. Cabinda vai ter resultados muito interessantes.
– O que quer dizer com isso?
– Diria que não vão ser os mesmos que se verificarão no resto do país, nomeadamente na capital, Luanda. Cabinda pode vir a surpreender com os resultados que vai ter.
– Em Luanda são muitas as queixas dos partidos da oposição...
– Em Luanda houve irregularidades. Cito alguns: os cadernos eleitorais não se encontravam em muitas mesas de votos, o que perante a Lei Eleitoral é ilegal. Os observadores nacionais apresentados pela Plataforma Nacional da Sociedade Civil Angolana para as Eleições não foram acreditados e surgiram algumas fundações que não existiam ligadas ao MPLA cujos membros foram acreditados como observadores. Em Luanda houve uma pura desorganização.
– Quando é que a missão da observação da União Europeia divulga o seu relatório?
– O nosso relatório deveria ser divulgado hoje [ontem] mas foi adiado para amanhã [hoje].
Para mais detalhes clique aqui
'A coding Mozart': Boy, 7, gets job offer from Russian IT firm
-
The software company's boss said Sergey, who teaches coding in online
videos, was 'a kind of Mozart'
1 hour ago
1 comment:
Dr. Araujo:
encontro-me a trabalhar e a estudar na Inglaterra e gostaria de contactar a Associacao Mocambicana no Reino Unido da Gra-Bretanha e Irlanda do Norte (AMORIN);
antecipadamente agradeco toda a atencao k possa dispensar;
saudacoes
Jose Carlos L.Pereira
jclpmz@hotmail.com
Post a Comment