Moçambique caiu no ranking do Doing Business 2009 passando a posicionar-se 141ª posição, num universo de 181 países. Este posicionamento representa uma queda de dois lugares. Porém, e de facto, Moçambique posicionava-se na 134ª posição no ranking de 2008, mas este foi recalculado para integrar 3 novos países e algumas mudanças metodológicas (dai que o Moç passou para 139ª).
A nível da região, o país situa-se na 10ª posição entre os 14 países, a frente de Madagáscar, Zimbabwe, Angola e Congo Democratico!. O ranking é liderado pelas Maurícias (24ª posição do ranking geral) e pela África do Sul (32ª posição). Por outras palavras, o Malawi, Swazilandia, Tanzania, Lesotho, Namibia estao a nossa frente!
Queria recordar apenas que o objectivo de Moçambique é tornar-se no melhor da região por volta de 2015, tal pressupõe ultrapassar as Maurícias. Vai ser necessário muito arrojo e coragem para passar da 141ª posição para 24ª. Esperamos que o MIC e o CTA estejam preparados para o embate!
O indicador que tinha registado uma significativa subida em 2008 – abertura de empresa – caiu da 130ª posição para 140ª posição, com resultado das reformas introduzidas nos outros países no concernente a remoção do capital mínimo exigido.
E ja agora porque nao um debate sobre o 'Doing business in Mozambique 2009'? O desafio esta lancado!
Um abraco,
A dam ignited rare Tibetan protests. They ended in beatings and arrests,
BBC finds
-
Through sources and footage, the BBC pieces together how China cracked down
on the protests.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment