Actual Edil da Beira avança como candidato
• Manuel Pereira, candidato oficial da Renamo, estava ontem em apuros para conseguir organizar o processo de candidatura
http://uk.youtube.com/watch?v=nXgb8ivoTBM
Maputo (Canal de Moçambique) - Daviz Simango já é candidato “independente” à sua própria sucessão no cargo de presidente do Município da Beira. A formalização da candidatura decorreu na Comissão Nacional de Eleições, em Maputo. O prazo para a inscrição de candidatos termina hoje.
Simango afirmou que a sua candidatura independente não é contra a Renamo.
O engenheiro Daviz Simango alegou que é membro do Partido Renamo “com as quotas pagas e em dia”.
Engenheiro civil de formação, Simango está no exercício do seu primeiro mandato como Edil da Beira. Quando já havia garantias, dadas por Afonso Dhlakama a 08 de Agosto último, que ele seria o candidato da Renamo à sua própria sucessão, eis que na passada quinta-feira o delegado provincial do partido em Sofala, Fernando Mbararano, ao regressar à Beira depois de uma visita à sede nacional do partido em Maputo, anunciou que o deputado Manuel Pereira era o candidato oficial da Renamo à presidência do Conselho Municipal da Beira.
O anúncio gerou protestos da bases do aparelho do partido e da população da Beira, tendo-se se chegado ao extremo da Polícia de Intervenção Rápida ter sido chamada a intervir em defesa dos delegados da Renamo na província de Sofala, coronel Fernando Mbararano, e do seu colega delegado na cidade, Fraque Fararia. Ambos acabaram por ter de se refugiar em parte incerta dada a dimensão dos protestos contra a direcção do partido por ter optado por Manuel Pereira contra a candidatura natural de Daviz Simango.
Embora se apresente como “independente”, Daviz Simango assegurou ontem que fará campanha para que a Renamo renove a maioria absoluta que detém na Assembleia Municipal da capital da província de Sofala.
Geraldo Carvalho, porta-voz da Renamo na Beira, falando ao «Canal de Moçambique» ontem à noite disse que o engenheiro “Daviz Simango é da Renamo e não do PCN” como um pequeno grupo de militantes do partido anda enganosamente a pretender fazer crer a Dhlakama.
“O PCN não existe, foi absorvido pela Renamo”, garantiu-nos Carvalho.
Um grupo que se diz da Renamo, formado pelo brigadeiro Moisé Machava, coronel Fernando Mbararano, Mário Barbitos, Fernando Carrelo e Faque Ferreira são acusados pelas “bases” do aparelho do partido Renamo de terem enganado o presidente do partido Afonso Dhlakama fazendo-o crer que Daviz Simango estaria a tentar dar um golpe na Renamo, ora alegando que pretendia substituir Dhlakama na presidência do partido, ora afirmando que estaria a formar células do PCN.
Daviz Simango inscreveu-se com uma folgada margem de assinaturas relativamente ao mínimo exigido por lei que é 1% do espectro de eleitores na Beira. No círculo municipal da Beira estão recenseados 230.720 eleitores.
Nas eleições autárquicas de 2003 a abstenção foi de cerca de 75%. Dos vinte e cinco porcento de eleitores que se fizeram às urnas na Beira, nessas que foram as segunda eleições autárquicas no país, Daviz Simango venceu com cerca de 54%, que correspondeu a cerca de 7 mil votos mais do que o candidato da Frelimo derrotado, Djalma Lourenço. Nessas eleições Simango foi vítima de fraude que levou à anulação de número significativo de votos mas mesmo assim venceu a corrida a que se apresentaram 57.309 votantes de um de 215.326 cidadãos inscritos nos cadernos eleitorais.
Manuel Pereira
Do gabinete eleitoral de preparação das inscrições das candidaturas da Renamo, chegaram-nos ontem ao fim da tarde notícias segundo as quais se vivia por lá uma grande azáfama para conseguir preparar a tempo o dossier tendente da permitir a formalização da candidatura de Manuel Pereira como candidato oficial do partido a presidente do Município da Beira.
O prazo para regularização das candidaturas na CNE termina hoje.
Juntos Pela Cidade
O grupo cívico Juntos Pela Cidade, liderado por Philip Gagnaux, também formalizou ontem a sua candidatura à Assembleia Municipal da Cidade de Maputo.
Gagnaux é o mandatário do JPC. Desta vez não vai candidatar-se à presidência do Município da capital do país.
Em Maputo já se conhecem como candidatos David Simango, actual ministro da Juventude e Desportos, pelo Partido Frelimo, e Eduardo Namburete, pelo Partido Renamo.
(Redacção)
Melting glaciers leave homes teetering in valley of jagged mountains
-
Climate change is altering the landscape of Pakistan's mountain regions,
and changing lives forever.
19 minutes ago
No comments:
Post a Comment