Thursday 28 August 2008

Pereira candidato da Perdiz na Beira? Sera a Frelimo igual a Renamo?


Eram cerca de 14.30 de Quinta Feira, e encontrava-me na biblioteca, quando uma mensagem via sms entrou no meu telefone confirmando que Manuel Pereira acabava de ser 'eleito', 'nomeado' ou 'indigitado' candidato da Perdiz para a Cidade na Beira! Confesso que ri-me, pois as coincidencias seriam quase que milimetricas com a derrota da Comiche na Cidade de Maputo. Ou seja que algo de anormal estava a acontecer no seio dos dois maiores partidos no parlamento, nomeadamente a Renamo e a Frelimo.

Confesso que nada tenho contra Manuel Pereira, ou contra Davis Simango, ou ainda contra David simango ou Eneas Comiche. Apenas, acho que ha falta de transparencia e de credibilidade nos processos, o que demonstra que algo nao vai bem na nossa democracia.

Logo que recebi a mensagem re-enviei-a a varios colegas e amigos, que ou fizeram questao de nao responder ou entao pura e simplesmente se abstiveram de fazer comentarios. O que de alguma forma demonstrava que eu fora dos primeiros a receber a noticia. As unicas confirmacoes que recebi de pessoas ligadas ao processo foram quatro horas depois.

A primeira vez que soube da candidatura de Manuel Pereira foi no dia seguinte ao do anuncio da sua candidatura, se a memoria nao me trai. Saia eu da Cidade de Quelimane e como e normal o voo da LAM fez a sua aterragem na Cidade da Beira. Como de costume encontrei-me com varios amigos e ex-colegas no restaurante do aeroporto da Beira, como sempre o faco quando faco alguma escala naquela bela cidade que a semana transacta celebrou mais um aniversario. Terminada a meia hora que a LAm nos oferece em terra, e depois da infalivel 'Manica', regressei ao meu lugar no voo. Por coincidencia, acabava de apanhar o mesmo voo, o meu colega de bancada, Manuel Pereira. Quando o comandante do aviao informou que estavamos a 33 mil pes, e portanto atingiramos o ponto mais alto e estavel da nossa viagem com destino a Maputo, sai do meu lugar e fui cumprimentar o meu colega de bancada.

Depois dos cumprimemntos de prache, e mesmo antes que eles terminassem, vi um sorriso incaracteristico no seu semblante. Parecia que ele tinha algo a dizer-me. Se assim pensei, nao tardou a concretizar-ze a minha duvida ou certeza.

O meu colega trazia nas maos nada mais e nada menos que o Diario de Mocambique, onde tinha na capa uma foto sua com os dizeres ' Manuel Pereira candidata-se ao Municipio da Beira'.

Como mandam as regras de boas maneiras, congratulei-o pela aposta e regressei ao meu lugar, perplexo, pois ate ai, pensara eu que o candidato da Perdiz para a Cidade da Beira, era o actual edil da Cidade, Davis Simango.

A minha chegada a Maputo, liguei a varios colegas, incluindo a Davis Simango que me confirmaram que de facto haviam recebido tal noticia. Achei estranho, apesar de saudavel em democracia.

Para mim, na altura quatro razoes poderiam estar na origem da candidatura de Manuel Pereira:

1-Que a democracia era o pao de cada dia no maior partido da oposicao;
2-Que havia uma grande dessatisfacao das bases, essencialmente da faccao Sena da Renamo na Beira com a governacao de Davis Simango (Ndau);
2-Que o lider do partido pretendia diminuir a popularidade interna e externa de Davis Simango e assim garantir a sua continuidade na lideranca no partido;
3-Que Davis Simango havia demonstrado que o poder local era importante (uma vez que fontes partidarias alegam que em 2003 Manuel Pereira quando convidado a concorrer havia negado assumir a candidatura;
4-Que era no interesse do partido no poder, dividir a Renamo para fazer passar a candidatura de Lourenco Bulha.

Por um lado, achei que nao era nada de anormal que houvessem varios candidatos as eleicoes internas, pois em democracia, os lideres devem nao apenas mostrar servico na base, como tambem devem periodicamente submeter-se a vontade popular.Confesso que nao concordo com a metodologia da 'consulta' ao inves da eleicao directa dos candidatos quer aos orgaos autarquicos quer a outros orgaos! democracia e democracia e tem as suas regras. E como disse Afonso dhlakama em recente entrevista, nao ha 'democracia europeia ou democracia africana: ha apenas uma e unica democracia: democracia!

O que achei estranho foi o facto de meia volta, ter sabido de fontes seguras de que Manuel Pereira havia retirado a sua candidatura, uma vez que havia uma directiva partidaria, confirmada pelo lider do partido, segundo a qual nas eleicoes internas para a eleicao de candidatos aos municipios governados pela Perdiz, nao haveria concorrentes!

Apesar de nao ter concordado com a directiva partidaria que definia que os candidatos nos poleiros municipais nao deveriam submeter-se as eleicoes internas, pois acho isso anti-democratico, a ser verdade o que soube de fontes internas do partido afirmam, confesso ter subestimado o nivel de dessatisfacao da faccao Sena na Beira, da popularidade e quica do prestigio de Davis Simango e dai a ameaca a lideranca, bem como a forca e pujanca politica de Manuel Pereira na Cidade da Beira. E (sera?) como a maioria dos observadores da politica nacional, dera uma 'carte blanche' a David Simango pela folha de servico impecavel que apresentara ao longo do seu mandato, do mesmo modo que dera 'carte blanche' a Eneas Comiche, pelas mesmas razoes.

A ser verdade, questoes fundamentais devem ser colocadas sobre o tipo de democracia que temos no pais e fundamentalmente nos dois partidos com assento parlamentar.

Esquecera-me por momentos de que em politica, pelo menos em alguma politica terceiro mundista e ou africana, quanto mais incompetente se for, melhor para as liderancas, pois menos ameacas eles sofrerao. Ora, essa e a causa fundamental do atrazo economico e em termos de desenvolvimento em que o nosso continente se encontra! dai a necessidade urgente de as forcas vivas da nossa sociedade erguerem suas vozes para que haja democracia interna nos partidos, nas ONG's, no estado, nas empresas e em tudo o que e pretende representar interesses quer minoritarios quer maioritarios.

Ao receber a noticia de que Manuel Pereira fora 'eleito' ou 'nomeado' candidato da Perdiz vieram-me a memoria varios momentos, como o da festa da bancada parlamentar da Perdiz com a populacao de Sofala residente em maputo, no Kaya Kwanga, onde achei interessante o convivio fraternal entre o lider da Perdiz e Manuel Pereira. Na altura achei, que das duas uma ou era motivo de orgulho, pois significava que de facto a Perdiz era uma democracia adulta e que o seu lider era de facto 'o pai da democracia!' ou entao que Manuel Pereira agia sob-mandato superior.

Afinal de contas o que tera de facto acontecido na Beira? Sera a Frelimo tao igual a Renamo? Tera de facto sido a democracia a ditar a vitoria de Simango em Maputo e da 'derrota' de Simango na Beira? Foram as duas eleicoes verdadeiramente democraticas?

Penso que e altura de os partidos passarem a ser muito mais transparentes para connosco pagadores de impostos, pois os cerca de mais de dois bilioes mensais que recebem do nosso orcamento sao fruto do nosso suor!

A ser verdade o que aconteceu quer em Maputo quer na Beira, entao pensamos nos que temos que redefinir as regras da nossa democracia, por democracia que eu saiba e 'Poder do Povo, e Para o povo'.

Sera que so o facto de Comiche em Maputo ter perdido as eleicoes internas e Simango parecer nao ter ganho na Beira e razao para mudarmos as regras de jogo? Nao queremos acreditar e enquanto nao tivermos a certeza sobre o que de facto estara a acontecer ficamos nas duvidas metodica.

As Opcoes de Davis Simango


A ser verdade o que ouvimos, restam quatro alternativas a Davis Simango:
-Umas ferias em Chibabava e terminadas as eleicoes regressar a sua profissao de engenheiro, respeitando a posicao de quem tomou a decisao;
-Lancar uma candidatura independente;
-Juntar-se ao pequeno grupo da versao do 'Juntos pela Cidade' de Maputo.
-ou continuar no partido e aguardar pela realizacao do Congresso onde podera lancar uma candidatura ao mais alto nivel da lideranca do partido.

Para terminar perguntar: democratia interna partidaria em Mocambique, quo vadis?
E mais nao disse!

MA

6 comments:

Ivone Soares said...

Deve haver aqui algum equivoco. Os porta-vozes da RENAMO? Refere-se a quem? Nessa qualidade de porta-voz nunca dei-lhe uma entrevista.

Ivone Soares

Reflectindo said...

Excelentes reflexões.

Anonymous said...

Tou muito chateada com a situação! De arrogancia ja nos basta a do Partido Frelimo. A Renamo em vez de aprender com o erro do outro,não,repete-o!Nao querer aprender é a pior burrice!E é por esta e outras que perdem credibilidade no seio do povo, quando pudia ser o contrario, tendo em conta as gafes que a "maçaroca" comete!

aminhavozz said...

Pois é...estamos a viver um momento diferente na politica moçambicana.

Anonymous said...

@Connecting...

Ou o Davis Simango fez bujarda ou então é truque da RENAMO para sentir se a Beira continua com a RENAMO ou então é truque da RENAMO para afastar Manuel Pereira uma vez que não lhe vai dar tempo de reunir documentação!

Ou então É VERDADE Davis Simango deve ir fazer outra coisa.

Democrácia: Trabalho bem primeiro mandato deve continuar?
Temos que mudar essas ideologias.

Se é que alguém trabalhou bem no primeiro mandato e é membro do partido irá ajudar a 100% o novo colega membro.

Mugabe, trabalhou ou não bem nos seus mandatos antes de começar a carnificina?

Ter um cargo não significa comprar um País. Trabalhar bem no primeiro mandato não deve significar que deve continuar bem para o segundo e se segundo bem então para o terceiro.

Boa entrada de blog e esperemos que a RENAMO vença as eleições por mérito do anterior mandato do Davis que bem municipou a Beira (Onde nasci e cresci vesse pelos dizeres :-))

Abraço,

@Disconnecting...

Joaqum Macanguisse said...

eu continuo confiante de que Devis sera candidato da renamo,mesmo que seja necessario que deua caia dos ceus para resolver este assunto.