Wednesday, 6 August 2008

NOTA DE IMPRENSA


CONFERÊNCIA INTERNACIONAL E LANÇAMENTO DE LIVRO
SOCIEDADE CIVIL E POLÍTICA EM ANGOLA; ENQUADRAMENTO REGIONAL E INTERNACIONAL
LUANDA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE ANGOLA, KINAXIXI, 7-8 DE AGOSTO DE 2008
Organização: Universidade Católica de Angola (UCAN) & Universidade de Coimbra
Nuno Vidal & Justino Pinto de Andrade
Contactos Organização: angola.conference@gmail.com, Aline Afonso, tel. 929 365 689
OBJECTIVOS DA CONFERÊNCIA

No âmbito do processo Angolano de transição para um sistema democrático multipartidário, muitas esperanças foram depositadas na chamada sociedade civil. Desde que se iniciou o processo de transição no início dos anos 90, as designadas Organizações da Sociedade Civil (OSC) foram gradualmente mostrando algum protagonismo, abordando várias questões, politica, social e economicamente relevantes.
No seguimento do sucesso da anterior conferência organizada pela Universidade Católica de Angola e pela Universidade de Coimbra em 2004 e do livro publicado sobre o processo de transição para o multipartidarismo 1ª e 2ª edição, as duas Universidades apresentam esta nova conferência internacional, dedicada à relação entre sociedade civil e política, tendo em conta o contexto nacional, regional e internacional.
Esta conferência pretende estimular uma alargada reflexão e discussão em torno das questões relacionadas com o potencial da sociedade civil para o desenvolvimento sócio-político-económico. O evento deverá ser abrangente, congregando não só nem principalmente académicos, mas também as chamadas Organizações da Sociedade Civil e seus activistas, para além de vários outros intervenientes, cujo contributo se considere relevante para a discussão.

Novo Livro – referência e conteúdo
Autores, editores e organizadores: Nuno Vidal & Justino Pinto de Andrade,
Título: Sociedade Civil e Política em Angola, enquadramento regional e internacional
Publicação: Universidade Católica de Angola e Universidade de Coimbra, 2008.
Temática e âmbito do livro:
Este livro aborda os principais temas em discussão nos meios políticos e da chamada sociedade civil em Angola, nomeadamente a relação entre Organizações da Sociedade Civil e Política e o modo como a defesa dos Direitos Humanos toca as questões políticas. Foca igualmente o papel da Comunidade Internacional em Angola (organizações governamentais e não governamentais), especialmente no que se refere ao tipo de relação estabelecida com as OSC e o modo como se posiciona face ao governo e aos interesses económicos internacionais em Angola.
Com vista a facilitar uma análise comparativa, a obra inclui um capítulo exclusivamente dedicado à região da África Austral - Moçambique, África do Sul, Namíbia, Botswana, Zimbabué, Zâmbia, Malawi e República Democrática do Congo escrito por autores destes países.
PARA MAIS DETALHES CLIQUE AQUI

No comments: