Friday, 1 August 2008

Sera o desabafo de Raimundo Samuge ou inicio da campanha eleitoral?

o Jornal Noticias de 1 de Agosto publica uma noticia com o titulo 'baixa de vulto: Raimundo Samuge abandona Renamo, dissertando sobre a saida da Renamo de Raimundo Samuge., suspenso da Renamo desde Junho de 2007, alegadamente sem processo disciplinar. DA seguir o texto da noticia na integra:

'RAIMUNDO Samuge, quadro sénior da Renamo, acaba de renunciar a sua filiação no partido, por se achar vítima de exclusão. O porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, confrontado com tal facto, prometeu pronunciar-se em “momento oportuno”.

Em declarações ontem ao “Notícias” Raimundo Samuge confirmou tal facto, acrescentando que se encontra suspenso do partido desde 12 de Junho de 2007 sem que para tal lhe tenha sido instaurado processo disciplinar. Explica que foi suspenso por despacho do secretário-geral logo depois de ter cessado as funções de membro da Commissão Nacional de Eleições (CNE), no mandato anterior.
Neste momento estou a tratar o assunto pelos canais apropriados. Remeti uma carta ao partido, mas ainda não tive resposta. Já completei um ano em casa e preciso que a minha situação seja definida. Marquei várias audiências com o presidente do partido e com o secretário-geral, mas nem um nem outro se predispõem a receber-me e eu tenho que me definir, disse Raimundo Samuge, manifestamente agastado com a liderança da “perdiz”.
Interrogato sobre se a sua suspensão do partido não tenha a ver com alegações do seu desempenho, enquanto membro da Comissão Nacional de Eleições, Raimundo Samuge remete tal resposta à liderança do partido, na pessoa do secretário-geral, individualidade que exarou o despacho da referida suspensão.
Membro da Renamo desde 1992, Raimundo Samuge diz-se profundamente preocupado com o que está a acontecer com a sua figura e vai mais longe acrescentando que seja qual for o mal que tiver cometido à liderança da organização deve, no mínimo, ter o cuidado de lhe comunicar.
Sobre a carta que escreveu ao partido, Raimundo Samuge diz aguardar pela resposta, sem a qual irá tomar a iniciativa de decider sobre o seu futuro. Não confirmou, entretanto, se tal futuro passa ou não por se integrar numa outra formação política alegando que tal tem os seus contornos.
Integrar-se num outro partido não é assim tão automático. Em cada partido há regras internas e é isso que tem de ser visto e ponderado, explicou o antigo membro sénior da “perdiz”.
Entretanto, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, mesmo sem confirmar ou desmentir tais alegações prometeu pronunciar-se em “momento oportuno”.

No comments: