Monday, 28 July 2008

Amnistia Internacional condena Polícia sul-africana

Por alegada “violação dos Direitos Humanos”



Joanesburgo (Canal de Moçambique) - A Amnistia Internacional (AI) condenou a policia sul-africana por violar os direitos humanos no campo de refugiados de Glenada a Sul de Joanesburgo e no centro de trânsito de Lindela para onde são levados os supostos imigrantes ilegais afim de serem sujeitos a uma triagem antes de serem recambiados para os seus países de origem.
No primeiro campo, os refugiados chegaram a prender três policias esta semana, facto relatado em primeira mão pelo Canal de Moçambique.
De acordo com o relatório há dias tornado público a que este jornal teve acesso, mais de 700 pessoas refugiadas, incluindo os que procuram asilo, foram compulsivamente removidas de um campo para o outro. Tudo isto vem na sequência do incidente do dia 17 de Julho onde a policia usou forca brutal contra os residentes do campo ferindo 23 pessoas com balas de borracha disparadas à queima-roupa. A AI apelou para uma investigação de fundo para que a verdade dos factos seja apurada. Para mais detalhes clique aqui

No comments: