Friday 16 May 2008

DAVID MARTIN HOMENAGEADO EM MAPUTO

Decorreu na tarde de hoje na sede do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) uma cerimonia de homenagem a David Martin, conjuntamente organizada pela SARDC e pelo SNJ. David Martin foi um dos jornalistas que na decada sessenta se juntou aos movimentos de libertacao em Africa tendo trabalhado incansavelmente na divulgacao de noticias referentes a estes movimentos na Europa, com maior incidencia no Reino Unido, usando o 'The Observer' como sua plataforma.

Conheci David quando era eu era estudante no ISRI, tendo-o na altura convidado a dar uma palestra sobre os movimentos de libertacao em Africa. dessa palestra nasceu amizade e respeito mutuos que ficaram indeleveis na minha memoria.

Durante a minha estadia em Harare, privei longamente com David tendo desse convivio aprendido inumeras licoes na vida, sendo uma das mais importantes bater-me pelos meus ideias, independentemente dos custos!

David contou-me episodios insolidos dos movmentos de libertacao ate hoje nao divulgados, que guardo com muita honra e respeito!

Terminada a minha formacao no Zimbabwe, trabalhei para a SARDC sob a direccao conjunta de Davis Martin e da Phyllis Johnson. ambos desempenharam um papel crucial para que Mocambique fosse hoje membro da Commonwealth! Lembro-me das interminaveis correccoes e da procura da perfeicao que caracterizava o trabalho de David, quando produziamos o 'Mozambique in the Commonwealth' que foi o cartao de visitas de Mocambique na Cimeira de Edinburg!

Da ultima vez que nos encontramos haviamos combinado terminar a conversa sobre os movimentos de libertacao, as lutas intestinas, as diversas alas e escolas de pensamento e muito mais que David tinha vivido e sobrevivido!!!

Espero que saibamos honrar o vasto espolio historico que Davis collecionou ao longo de decadas para que nossos filhos possam ter uma imagem real nao romantizada dos processos de libertacao da nossa Africa Austral!

Aqui fica pois a minha singela homenagem a este britanico que possivelmente inspirado pelas descobertas do Escoces David Livingstone, abandonou a sua terra e entregou-se de corpo e alma a causa da libertacao da Africa Austral do jugo colonial!


Paz a sua alma,

Manuel de Araujo

1 comment:

Anonymous said...

Homenagem devida e merecida. Bem hajam homens como esses e estao de parabens os que se lembraram de render homenagem a esse grande homem.
O legado que ele deixou para si, o de vc gostar de lutar pelos seus ideais e forte e pelo que parece, voce esta a seguir devidamente essas pegadas, o pais precisa de Homens determinados; va a vante!!!
Abraco