Wednesday, 9 April 2008

ELEIÇÕES NO ZIMBABWE: ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL EXIGEM LIBERTAÇÃO DE OFICIAIS DO ZEC


O Fórum para a Democracia em África emitiu um comunicado no qual condenava o silêncio da União Africana e da SADC.

A International Bar Association (IBA) exigiu as autoridades Zimbabweanas a porem fim a detenção incomunicado de oficiais da Comissão Eleitoral Zimbabweana. No comunicado, que pode ser encontrado no sitio :http://www.ibanet.org/iba/article.cfm?article=161 a IBA esta preocupada com o segurança dos referidos oficiais, uma vez que lhes foi negada assitência juridica.

Por sua vez, a Sociedade Nacional para os Direitos Humanos da Namibia (NSHR) pediu a comunidade internacional liderada pelas Nações Unidas, para que tome acções urgentes no sentido de evitar o agravamento da crise no Zimbabwe. Criticou a SADC e a União Africana pelo ensurdecedor silêncio.

A organização 'Women of Zimbabwe Arise (WOZA)' organizou uma manifestação na segunda maior cidade zimbabweana, Bulawaio, para protestar contra a não publicação do resultado das eleições presidenciais no Zimbabwe. Para mais detalhes clique o seguinte link:http://wozazimbabwe.org/

A Zimbabwe Lawyers for Human Rights (ZLHR) emitiu um comunicado no qual condenava a detenção dos oficiais da Comissão Eleitoral Zimbabweana. A ZLHR confirma a detenção de 5 pessoas e considera que as detenções constituem uma interferência na independência do trabalho da Comissão Eleitoral Independente.

No comments: