Do nosso correspondente em Nampula, Aunicio da Silva, recebemos a seguinte peca relatando o drama dos garimpeiros na provincia de Nampula.
Em Nametil
Recente descoberta de mina de turmalina, uma triste e rica oportunidade de mudança de vida
A pouco mais de 26 quilómetros da vila de Nametil, sede do distrito de Mogovolas, foi muito recentemente descoberta uma nova área, designada Mavucu 2, contendo um minério, que se chama turmalina rose, cuja já arrastou centenas de homens e mulheres para a sua exploração.
No último fim-de-semana, a nossa reportagem, deslocou-se para o local, onde ficamos a saber que mesmo trabalhando de forma desumana, aqueles homens apostam naquela actividade, porque segundo eles, a actividade está lhes gerando receitas bastante elevadas, tendo em conta, que acompanhado de uma sorte, em três dias, uma pessoa chega a fazer 9 a 15 milhões de meticais.
Segundo apuramos no local, os garimpeiros ilegais, erguerem no terreno um novo acampamento, designada Columbia, cujo primeiro, ora localizado junto as mediações do lugar das escavações foi incendiado por agentes da Polícia da República de Moçambique, PRM, que fazem a guarnição do local.
Igualmente, apuramos que cidadãos de nacionalidade estrangeiro, que outrora faziam o mesmo negócio, foram capturados e detidos pela PRM, estando apenas neste momento a exploração ilegal a ser efectuado por nacionais na calada da noite.
Alguns dos residentes daquele distrito, mostram-se receosos em relação as consequências que hão de vir daquela exploração. Parte deles, são da opinião de que a exploração daquele minério naqueles moldes, poderá arrastar consigo inúmeros problemas, sobretudo a degradação do tecido social e ainda o retrocesso do desenvolvimento do mesmo, tendo em conta que jovens e adolescentes, começam já a abandonar as escolas em detrimento de se dedicarem aquela actividade, alias, “tendo em conta que da paragem dos autocarros até ao local da exploração dista pouco mais de 10 quilómetros, as contas ficam complicadas para os que saem da vila de Nametil e outros pontos da região norte do país, no sentido das distancias que os separam das instituições de ensino”.
Enquanto isso, as autoridades locais, na pessoa do administrador local, António Muacuante, é da opinião de que a exploração ordeira daquele minério, é única saída para resolver o imbróglio, em que está metido aquela comunidade e seus arredores.
Probation: 'Too few staff, with too little experience, managing too many
offenders'
-
Probation officers say they were overworked even before thousands of
prisoners were released early.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment