Saturday, 12 April 2008

China



CHINA - Medalha de ouro na economia?
Tradução: Angélica Resende/BR Press

(Londres, BR Press) - Estas são as primeiras Olimpíadas que a China organiza, e nas quais esta, pela primeira vez, quer ser o país que obtenha mais medalhas de ouro. A China também quer ganhar a medalha de honra como o pais que mais cresce na economia global. Nenhuma outra nação do mundo cresce tanto, polui mais o planeta e consome tanta matéria prima como ela.
Por isso várias potências disputam entre si qual deve ser seu principal sócio ou receptor de capitais. No entanto, os investidores têm uma opinião mista em relação à China. Reconhecem que grande parte da pujança de vários mercados (especialmente de muitos países emergentes) depende do ritmo veloz e da estabilidade chineses, mas também esperam que Pequim desmantele sua economia planificada e estatizada.
Para os investidores, a melhor maneira de “dessocializar” a China é promovendo “direitos humanos” e a “liberalização”. Acreditam que um sistema multipartidário permitiria um melhor desenvolvimento da empresa privada (tal como hoje ocorre na Rússia). Desta forma, estes setores querem usar os protestos no Tibete para obrigar Pequim a seguir o caminho de Moscou.
(*)O analista internacional e ex-professor da London School of Economics Isaac Bigio é especializado em América Latina e assina uma coluna diária no jornal peruano Correo..
Isaac Bigio

No comments: