Friday 29 February 2008

QUENIA



Annan anuncia acordo entre Governo e oposição

DEPOIS de uma reunião de quatro horas em Nairobi, no Quénia, o ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, anunciou ontem que foi concluído um acordo para a divisão de poder, que se esperava fosse assinado ainda ontem, na presença do presidente Mwai Kibaki e do líder da oposição, Raila Odinga.

Em declaração a correspondentes em Nairobi, Annan afirmou que foi firmado o acordo para a formação de uma coligação de governo e os partidos devem reunir-se em breve para assinar o documento.

“Tivemos um dia muito construtivo. Chegámos a um entendimento a respeito do acordo para a coligação”, afirmou.

Annan, que está a mediar as negociações, não deu mais detalhes sobre o acordo firmado.

A actual crise no Quénia teve início depois das eleições de Dezembro. A oposição, liderada por Raila Odinga, afirma que o pleito, que elegeu o presidente Mwai Kibaki, foi fraudulento.

A Polícia queniana afirma que desde o início da crise em Dezembro cerca de 1500 pessoas foram mortas.

Na terça-feira Kofi Annan chegou a anunciar a suspensão das negociações no Quénia, depois de 48 horas de impasse.

Na semana passada os dois lados tinham concordado com a criação do posto de primeiro-ministro, que poderia ser ocupado por Raila Odinga, o que elevou as esperanças de um acordo final em breve. Mas o Governo e a oposição ainda não tinham determinado quais seriam os poderes do primeiro-ministro.

Os Estados Unidos e a União Europeia pediram que o Governo do Quénia e a oposição encontrem uma solução para a crise, que já dura seis semanas.

No comments: