O JORNAL NOTICIAS DE HOJE, SEXTA FEIRA PUBLICOU UMA PECA INTERESSANTE SOBRE O CAN 2008 QUE VALE A PENA LER.
GANA 2008: De olhos “pregados” nos quartos-de-final
COSTA do Marfim e Mali podem hoje garantir o apuramento para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN) caso vençam o Benin e Nigéria, respectivamente, em partidas da segunda jornada do Grupo “B” desta competição que decorre desde domingo no Gana.Maputo, Sexta-Feira, 25 de Janeiro de 2008:: Notícias
Na jornada inaugural os costa-marfinenses, que têm em Didier Drogba a sua principal estrela, passaram à tangente (1-0) por um dos potenciais candidatos a conquistar o galardão mais cobiçado a nível do Continente Africano, a selecção da Nigéria. Salomon Kalou, avançado do Chelsea, foi o autor do golo que deixou os “Elefantes” em posição privilegiada para transitar para os “quartos”.
Já as “Águias” de Bamako bateram o Benin, uma das equipas modestas da prova, pelo mesmo resultado. Nessa partida, Frédéric Kanouté pós em campo todas as suas qualidades, que lhe fazem constar da lista dos candidatos a melhor jogador africano do ano.
O avançado do Sevilha foi sempre um perigo constante para a retaguarda beniense. A sua boa exibição foi coroada quando à passagem dos 48 minutos transformou um penalte, a castigar falta sobre Dramane Traoré, que foi cometida pelo defesa Alain Gaspoz, o jogador mais veterano do certame com 38 anos.
Dentre os dois conjuntos, a Costa do Marfim é o que tem claramente maiores chances de carimbar o passaporte para a segunda, isto a julgar pelo seu adversário, o inexperiente Benin. Este triunfo iria permitir que os “Elefantes” pudessem poupar parte da suas “estrelas” na última jornada, contra o Mali, para os “quartos-de-final”.
KanouteNIGÉRIA CONDENADA A VENCER
Maputo, Sexta-Feira, 25 de Janeiro de 2008:: Notícias
Se por um lado a Costa do Marfim e o Mali procuram uma vitória para seguir em frente, por outro a Nigéria está “condenada” a ganhar para não ficar pelo caminho prematuramente. O Mali é o alvo a bater, para as “Super Águias” continuarem assim a sonhar com o apuramento para os quartos-de-final e quiçá vencerem a prova, o que seria pela terceira vez. Aliás, Apam, internacional nigeriano, sublinhou a importância desse jogo. “Não temos escolha, temos que vencer o Mali. Nós estamos condenados a ganhar esse jogo, assim como o nosso último jogo contra o Benin", declarou. “Temos a qualidade para vencer esta taça, mas temos de provar isso dentro de campo”.
Já Danny Shittu, defesa do Wattford da Inglaterra acrescentou: “Temos de superar o Mali para ficar neste torneio. Ficamos todos decepcionados. Contra a Costa do Marfim não saiu nada bem, por isso contra o Mali temos que procurar ser mais correctos”.
Subfogo cruzado com a federação nigerianos, o treinador Berti Vogts (alemão) assumiu a responsabilidade contra o Costa do Marfim, e se comprometeu a fazer algumas alterações na sua equipa começando com a saída de Obafemi Martins e Yakubu Aiyegbeni, os mais prováveis de serem retirados do onze inicial devido à sua má prestação na estreia. Ikechukwu Uche ou Obinna Nsofor são outros candidatos a serem descartados.
As dúvidas alastram-se em relação ao “capitão” Nwankwo Kanu, que saiu lesionado contra o Costa do Marfim. O defesa Ifeanyi Emeghara do Steau de Bucareste, com uma lesão no joelho esta também em dúvida.
A última vez que ambas Nigéria e Mali se encontraram nesta competição foi há quatro anos na Tunísia, com as “Super Águias” a ganhar, por 2-1. Mas os malianos amadureceram desde então, e têm evoluído com jogadores de renome a nível mundial, como são os casos de Mahamadou Diarra, Seydou Keita e Frederic Kanoute.
Diarra joga no Real Madrid, enquanto Keita e Kanoute alinham igualmente no campeonato espanhol, mas no Sevilha.
Diarra, o “pulmão” do meio-campo fala sobre o jogo. “Esperamos uma partida desgastante contra a Nigéria, porque tem uma equipa muito forte e é bem estruturada fisicamente”, disse, acrescentando que apesar da força dos nigerianos estão muito confiantes para obterem o resultado que lhes apure para a próxima fase.
A outra estrela das “Águias de Bamako”, Kanoute, admitiu que contra o Benin o jogo acabou sendo difícil, conforme espelha o resultado (1-0) ,e agora frente a Nigéria espera um jogo ainda mais complicado.
Benin lutou arduamente, não foi uma vitória fácil. Isto só pode aumentar a nossa confiança para os próximos jogos", acrescentou.
RESULTADOS DE ONTEM
Maputo, Sexta-Feira, 25 de Janeiro de 2008:: Notícias
Guiné-Marrocos (3-2)
Gana-Namíbia (1-0)
'I have nothing to go back to' - BBC reporter tells of LA fires heartbreak
-
Lucy Sherriff had covered fires before for the BBC - this time there was
one in her backyard.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment