A situacao de isolamento em que se enconra ao distrito do Chinde a provincia da Zambezia e deveras preocupante e requere das autoridades competentes. Uma viagem da capital da provincia da Zambezia a este distrito e um auntentico martirio que pode levar mais de 48 horas, em circunstancias muits vezes desumanas! A populacao, essa sofre de quase todas as carencias desde falta de electricidade, agua potavel, produtos de primera necessidade, alta de precos devido aos proibitivos custos de transporte, cuidados de saude etc etc.
Infelizmente parece que nao sera esta vez e nem neste ano que teremos uma solucao para as populacoes do Chinde, que devem ficar aterrorizadas qundo se diz que o 'Estado da Nacao e bom!' farao eles parte dessa nacao cujo estado e bom?.
Apela-se ao governo da provincia, central, socidae civil e inernacona para que considera a situacao do distrito de Chinde como uma emergencia que merece u Plano Marshall!
Para mais pormenores sobre a situacao do disrio do Chinde, viajemos na companhia da Conceicao Victorino do Canal de Mocambique:
O Distrito do Chinde, na província da Zambézia clama para ter capacidade para realizar intervenções cirúrgicas e poder proporcionar melhor assistência aos pacientes.
Actualmente não as efectua por falta de meios técnicos para esse efeito. O recurso tem sido o distrito de Marromeu, na margem sul do Zambeze, na província de Sofala. Tal afigura-se inconveniente porque os pacientes, por vezes em estado grave, são transportados via marítima. Como consequência, devido a grande distância entre os dois pontos, a viagem é morosa e alguns doentes acabam perdendo a vida antes de chegarem ao destino.
O distrito do Chinde é um dos distritos da província da Zambézia, banhado pelo delta do Zambeze agora severamente afectado pelas inundações provocadas por descargas
na barragem de Cahora Bassa. Em contacto com o «Canal de Moçambique» o director dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social do Chinde, Hidiodinio Rafael,
disse: “temos problemas sérios de transporte no Distrito do Chinde. Muitos doentes perdem a vida durante o trajecto Chinde/Marromeu por causa da distância”.
“O Distrito de Marromeu é onde se faz intervenções cirúrgicas. Nós não podemos realizar intervenções cirúrgicas por falta de meios técnicos bem como também de pessoal qualificado”, disse Hidiodinio Rafael.
Ainda seundo a mesma fonte “o hospital distrital (do Chinde) não tem um médico para auxiliar a equipa.
Ainda segundo a mesma fonte “o hospital distrital (do Chinde) não tem um médico para auxiliar a equipa de técnicos durante os trabalhos rotineiros”.
Por outro lado Rafael disse que “a casa mortuária que o hospital tem foi construída sem sistema de frio, razão pela qual os corpos não podem permanecer por muito tempo. Os corpos são guardados por tempo limitado por falta de condições de frio”.
“Quando aparecem óbitos que não são reclamados temos que enterrar de imediato de forma que os corpos não entrem em decomposição”, disse.
Acrescenta ainda que “a casa mortuária do hospital distrital foi construída para comportar 4 corpos”.
HIV-Sida
Entretanto o «Canal de
Moçambique» apurou que os Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social
do Chinde actualmente estão a atender cerca de 176 doentes seropositivos.
Hidiodinio Rafael disse que “alguns doentes seropositivos mostram melhorias
enquanto outros continuam estacionários por falta de alimentação apropriada”.
“A maior parte dos doentes seropositivos que ainda continuam
estacionários com o vírus de HIV-Sida são maioritariamente desfavorecidos”, afirmou
Rafael. Ainda segundo ele “temos muitos casos de doentes seropositivos que abandonam o tratamento anti-retroviral.
Temos mais de 30 doentes seropositivos que já abandonaram o tratamento antiretroviral”.
Falta de casas
Por outro lado, o «Canal de Moçambique» apurou que o Hospital Distrital do Chinde debate-se com falta de casas para alojar o pessoal técnico. Rafael diz: “Estamos a receber muito pessoal técnico e não temos casas para poder alojá-los. Neste momento estamos a construir duas casas de pau e pique (palhotas) como futuras residências do
pessoal técnico”.
De referir que segundo a fonte que citámos o Distrito do Chinde na Província
da Zambézia tem 8 unidades sanitárias de âmbito rural. (Conçeicão Vitorino)
Trump defence pick paid accuser to save Fox News job, but denies claim
-
Pete Hegseth maintains he is innocent and says the sexual encounter in 2017
was consensual.
2 hours ago
1 comment:
Caro Manuel de Araujo
Nasci aí no Chinde em 1960.Os meus Pais trabalharam no BNU do Chinde e eu vivi aí até perto de finais de 1965.Depois fui para Lourenço Marques, agora Maputo.
É sempre uma tristeza perceber aqui na distância, as carências que o povo da minha terra sofre por incapacidades do sistema suprir as suas necessidades básicas como a falta de uma unidade de conservação de corpos e o facto de se estarem a construir palhotas para se albergarem os membros do pessoal técnico.
Hoje em dia em África isto já não é aceitável.Os Governantes tem de se esforçar mais.Muito mais.
A Africa permanece esquecida do resto do Mundo e principalmente dos seus proprios governantes.
E isso é muito grave.
Faltas graves e inadmissíveis como as que o Mundo observa no Zimbabwe do Senhor Mugabe já não tem lugar em África.O Tribunal Internacional já se apercebeu disso e quem infringir regras atentatórias do bem estar dos povos e que incite ao cometimento de crimes, serão por isso julgados.Devemos ver o que está a contecer ao presidente Omar Hassan al-Bashir do Sudão pelos crimes hediondos praticados no Darfur, ao antigo líder dos sérvios da Bósnia Radovan Karadzic
As verdadeiras constituições dos paises evoluídos obrigam à execução das boas normas de governação para que se atinjam e se trabalhe sempre para a melhoria das condições de vida dos seus povos.E é necessário que isto não fique apenas no papel constitucional e haja vontade de praticar a sua implementação no terreno.
Felizmente que Moçambique não tem qualquer comparação com estes cenários, mas é
necessário "relembrar" sempre aos Governantes as necessidades do seu Povo e aqui no Blog, isso pode ser efectuado com precisão cirurgica.
Faço votos que consiga através deste seu Blog, que é uma força de cidadania muitissimo louvável, suscitar a discussão, a abertura a novos entendimentos, á consciencialização das pessoas para os direitos fundamentais e para a procura de soluções para a melhoria das condições de vida do povo de Mocambique e em especial dessa população do nosso Chinde.
Um forte abraço e sorte
JRui
Lisboa, 24/07/2008
Post a Comment