Monday, 14 September 2009

PROJECTO NEWS SUMMARY

Resumo de Notícias. 14 de Setembro de 2009- Versão Portuguesa.



DEMOCRACIA, GOVERNAÇÃO E CORRUPÇÃO

Violência em Gaza mancha o primeiro dia de campanha eleitoral

A campanha eleitoral arrancou ontem em todo o país. Mesmo assim, não faltaram incidentes, sobretudo na província de Gaza, concretamente nos distritos de Chóckwè e Mabalane. No caso de Chóckwè, um grupo de jovens simpatizantes da Frelimo, foi à sede do MDM e retirou a bandeira do partido. O incidente causou 3 feridos, dentre eles o delegado distrital do MDM. Em Mabalane, alguns membros da Frelimo agrediram na tarde de ontem várias pessoas suspeitas de serem membros do MDM.

O País. 14 de Setembro de 2009.



CNE exorta à ordem e civismo

A Comissão Nacional de Eleições fez Sábado último, em Maputo, uma exortação a todos os moçambicanos para participarem na campanha promovida e realizada desde ontem pelos candidatos ao cargo de presidente da república e pelos partidos políticos e coligações de partidos políticos em todo o território nacional. Esta apelou aos partidos políticos e coligações para que desenvolvam a campanha com maior civismo, ética e deontologia, com respeito mútuo, tolerância, com profundo sentido patriótico, e elevada responsabilidade política.

Notícias. 14 de Setembro de 2009.



ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO

PMA entrega celeiros no centro e norte do país

O Programa Mundial de Alimentação (PMA) vai entregar até ao final do ano um total de 300 celeiros melhorados às associações de camponeses das províncias do centro e norte de Moçambique, no quadro do programa conjunto a ser desenvolvido pelas Nações Unidas. O Programa, válido para o biénio 2008-2009 envolve 3 agências das Nações Unidas, nomeadamente o PMA, a Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD) e visa aumentar as receitas dos camponeses nas zonas rurais e melhorar os seus padrões de vida.

Notícias. 14 de Setembro de 2009.


Assinado contrato para a terceira fase de fibra óptica
A Alcatel-Lucent, baseada na França, assinou, recentemente, um contrato de 21 milhões de Euros com a empresa pública Telecomunicações de Moçambique (TDM) para financiar a terceira fase da implementação da fibra óptica em Moçambique. No âmbito do contrato a Alcatel-Lucent vai lançar 2.585 de cabos de fibra óptica nas áreas que não foram abrangidas nas duas primeiras fases. A TDM visa cobrir todas as capitais provinciais com a fibra óptica.

O País. 14 de Setembro de 2009.



Governo dispõe de 25 milhões de dólares para pequenas e médias empresas

O governo moçambicano tem um projecto de apoio ao sector privado nacional, avaliada em 25 milhões de dólares, que deverá arrancar ainda este mês. A iniciativa pretende ajudar as pequenas e médias empresas a tornarem-se mais competitivas no mercado, para além de melhorar o ambiente de negócios onde estas e mais empresas actuam.

O País. 14 de Setembro de 2009.



DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E LEGALIDADE

Fome afecta dez mil pessoas em Mágoè

Dez mil pessoas estão a braços com a fome no distrito de Mágoè, nordeste da província de Tete, devido à estiagem prolongada que afecta aquela região. António Mapure, administrador distrital, disse que a produção de culturas alimentares nas últimas 3 campanhas agrícolas foi caracterizada por uma baixa em relação ao planificado. Estas dez mil pessoas estão a beneficiar do apoio alimentar do PMA no contexto da emergência.

Notícias. 14 de Setembro de 2009.



Estrangeiros controlam negócio ilegal na Zambézia

Cidadãos estrangeiros de várias nacionalidades estão a exercer ilegalmente a actividade comercial nos principais centros urbanos da província da Zambézia, lesando ao estado milhões de contos. Rosário Fernandes, presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, disse há dias que para além de não legalizar a sua actividade aquele grupo viola a fronteira transportando produtos sem qualidade ou fora do prazo para comercializarem-nos na província, sobretudo na cidade de Mocuba.

Notícias. 14 de Setembro de 2009.





--
COLABORAÇÃO
Constâncio Nguja e Nicola Whyte – Tradução
Delfina Dança e Constâncio Nguja– Democracia, Governação e Corrupção
Delfina Dança - Direitos Humanos, Justiça e Legalidade
Severino de Carvalho – Economia e Desenvolvimento
Delfina Dança - Edição
Celso Gusse – Director Executivo do CEMO

No comments: