Thursday 10 September 2009

Informação à Imprensa – 10 de Setembro de 2009



CIDADÃO REPÓRTER: todos os cidadãos podem ajudar a monitorar a Campanha Eleitoral e a Votação em Moçambique

O jornal @ VERDADE na sua missão de intervir no processo de desenvolvimento social em Moçambique e fazendo uso de duas ferramentas tecnológicas poderosas, o telemóvel e a internet, criou um canal aberto onde todos os cidadãos podem dar o seu testemunho ou informação sobre o que presenciarem durante a campanha eleitoral e no dia das eleições.

A impossibilidade dos jornalista estarem presentes em todo o território nacional tem sido um constrangimento na cobertura dos acontecimentos fora dos grandes centros urbanos. A inexistência de pelo menos três fontes informação diferentes tem sido uma dificuldade para os órgãos de comunicação social.

Por isso criamos o Cidadão Repórter. Que disponibilizará várias fontes de informação, baseadas na contribuição de todos os cidadãos, apesar destas informações não serem totalmente fiáveis serão concerteza o ponto de partida para a sua averiguação e verificação.

Com a participação nesta iniciativa estamos o povo será mais cidadãos, estará a contribuir para a integridade e para a transparência do processo eleitoral.

Através do envio de mensagens de texto SMS, preenchendo um formulário disponível no sítio de internet www.verdade.co.mz/eleicoes2009 ou ainda atravéz do twitter (#eleições 2009 mensagem) os cidadãos em Moçambique serão repórteres do que virem, irão reportar qualquer ocorrência que fuja à normalidade.

A veracidade do conteúdo será comprovada por todos outros cidadãos repórteres pois se não for verdade, a mentira tem perna curta, o teor da mensagem será prontamente desmentido por algum cidadão.

Para que este canal tenha sucesso precisamos que o maior número de cidadãos tenham conhecimento da sua existência, particularmente aqueles que estejam fora dos centros urbanos e que tenham acesso a um telemóvel.



Como ser um Cidadão Repórter:

· Enviando um SMS com o formato LOCAL (localidade, bairro, província) espaço ocorrência por exemplo: “Zumbo Tete há confrontos na rua principal” para os números 821111 or 8412222;

· Enviando um tweet usando o(s) hashtag(s) #eleicoes2009 espaço ocorrência “Escola 3 de Fevereiro Polana Maputo estação de voto não abriu”;

Preenchendo o formulário no site www.verdade.co.mz/eleicoes2009 .


Jornal @Verdade
www.verdade.co.mz
facebook.com/jornal.averdade
http://twitter.com/averdademz

5 comments:

Anonymous said...

A ideia do Jornal@Verdade e louvavel. Mas talvez precise de ser aperfeicoada dado que qualquer pessoa pode mandar mais de tres mensagens a reportar uma eventual falsa "confrontacao". Basta ter mais de um telemovel ou entao pedir colaboracao de amigos ...
Seja como for, os meus parabens pela ideia.

MANUEL DE ARAÚJO said...

Obrigado pela sugestao! Farei chegar ao gestor do programa.

Um abraco patriotico,
MA

Unknown said...

Caro araujo e anonymous :-), o site ja esta no ar. tem a particularidade de que os reports serao agregados e posicionados num mapa (google maps) e podem ser confrontados. Sera papel dos usuarios corrigirem o que eh reportado de errado. Ha instituicoes como o OE, o CIP, a LDH etc que irao tambem verificar e validar os reports: Apesar de todas as mensagens serem publicadas e mapeadas havera dois grupos, um que diz verificado e outro que diz nao verificado. O ideal seriam as pessoas com base no que os outros dizem questionarem ao STAE sobre o que esta a ser reportado. nos simplesmente estamos a cumprir com o nosso papel de media que eh servir de plataforma de informacao para o povo, que ao contrario de nos, esta em todo lado... 1abraco: Erik Charas (na china no momento)... sigam o que estou a fazer em www.facebook.com/echaras ou www.twitter.com/echaras

Unknown said...

e posso te dizer tambem, caro Araujo, que o teu blog nao eh acessivel da china, por alguma razao estas bloqueado!!! para postar este reply estou a usar um proxy para fazer o bypass... alguma coisa fizeste aos chineses para estar bloqueado pela grande firewall da china eh eh ... abracos...

MANUEL DE ARAÚJO said...

Prezado Charas,

Apanhei um susto! Meu blogue bloqueado na China? Nao sabia. Tentarei obter informacao sobre as possiveis razoes do bloqueio do meu blogue!
O ano passado quando estive na China pude acessa-lo!

Agradeco a sua colaboracao meu irmao e compatriota! Traga mais frutos para a nossa patria amada!

Manuel de Araujo