Wednesday, 16 September 2009

Em Nampula

Macuas chateados com o Messias Dhlakama

Nampula (Canalmoz) - A campanha eleitoral já está ao rubro. Estamos já no quarto dia e o líder da Renamo, candidato à presidência da República por aquele partido, ainda não lançou a sua campanha, pese embora os membros e simpatizantes do partido já estejam a caçar o voto.
Na província de Nampula, onde o líder da perdiz decidiu nos princípios deste ano fixar a sua residência, já está nascendo um mau estar no seio do partido. Alguns membros e simpatizantes do partido já se sentem decepcionados com o facto de o seu líder não ter ainda lançado a sua campanha e criticam-no afirmando que “não é sério”.
Alguns membros que contactaram o Canalmoz, falando na condição de anonimato afirmaram estar num desespero total. “Nós estávamos confiando nele, mas parece que ele não está respondendo positivamente”.
“Quando se mudou para aqui disse que queria salvar os macuas, mas até hoje não faz nada. A campanha já abriu e ele voltou para Maputo, onde vive tão bem que se esquece dos irmãos macuas” – desabafa uma das nossas fontes.
Por exemplo, da cidade ferro-portuária de Nacala, que foi o último reduto onde a Renamo foi derrotado nas últimas eleições autárquicas, recebemos uma chamada telefónica através de um membro sénior do partido de Dhlakama. “Neste momento não sei o que vou fazer nos encontros de balanço. Os membros sempre questionam porquê não arranca a campanha por parte do nosso candidato”.
Já na cidade de Angoche, onde provavelmente poderá ser lançada a campanha os membros gritam a todo o custo o seu desespero e quase que apelidam o líder da Renamo de “traidor”. Dizem que “antes da campanha ele passeava por toda esta província de Nampula, mas agora decidiu fugir”.
Um membro sénior da Renamo em Angoche, instado pelo Canalmoz a falar da ansiedade com que o líder do seu partido é esperado pelos eleitores daquela cidade disse: “já é desespero e não ansiedade, porque ele sempre nos manda dizer que a abertura será para breve mas isso nunca acontece”. Oficialmente já foi anunciado que a campanha de Dhlakama e da Renamo começa hoje nesta cidade do litorao da província de Nampula.

(Aunicio da Silva)

No comments: