
DAVIZ Simango, Presidente do Município da Beira, evitou no Dia da Paz e Reconciliação Nacional, assinalado a 4 de Outubro passado, dar vivas à Renamo, partido que recentemente o afastou depois que decidiu concorrer como independente às eleições autárquicas de Novembro próximo.
No decurso das cerimónias dos 16 anos do fim da guerra, Daviz Simango, que se dirigia a cidadãos na Praça da Paz, levantou dois dedos simbolizando a vitória, tendo entre outras coisas evocado o nome de André Matade Matsangaíssa, primeiro líder do movimento armado que lutou contra o governo moçambicano.
O presidente do segundo maior município do país, que prometeu no próximo dia 17 de Outubro, dirigir as cerimónias em homenagem a André Matsangaíssa, na Beira, falou da importância da paz assinada pelo ex-presidente da República, Joaquim Chissano e por Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, e apelou para que os cidadãos continuassem a promover a paz e não o ódio.
“Devemos reflectir o nosso contributo na concretização do Acordo de Roma, porque a paz vem do coração, sejamos transmissores da paz a nós próprios”.
Apesar de ele não ter feito uso dos símbolos da Renamo, os seus acólitos fizeram-no, cantando e apelando aos partidários para que votem nele nas próximas eleições.
Geraldo Carvalho, antigo porta-voz da “perdiz”, que se assume como defensor directo de Daviz Simango, falou em nome deste partido, e na ocasião apelou aos presentes para não se preocuparem com Manuel Pereira, candidato escolhido pela Renamo, para concorrer nas autárquicas, por alegadamente ser agitador.
Entretanto, os dirigentes da Renamo a nível daquela cidade e província não se fizeram presentes em nenhum dos dois locais que acolheram as cerimónias, confinando-se às suas delegações políticas.
In Noticias, Maputo, Quarta-Feira, 8 de Outubro de 2008. Para mais detalhes clique aqui
Wildfire-hit town wins €468m in Spain's Christmas lottery
-
The town of La Bañeza, which has a population of around 11,000, was badly
affected by wildfires in the summer.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment