Wednesday 24 October 2012

Xiconhoquices da semana: condenação dos membros do MDM, registo de bicicletas na Manhiça e nomeação de Itai Meque a vice-ministro da Educação




Xiconhoca

Escrito por Redação

Quinta, 11 Outubro 2012 17:00

inShare.0SocButtons v1.4Nos Xiconhoquices desta semana constam a condenação dos membros do MDM, o registo de bicicletas na Manhiça e a nomeação de Itai Meque a vice-ministro da Educação.



Condenação dos membros do MDM



Foi proferida na sexta-feira passada, 06 de Outubro, a sentença contra os 37 membros do MDM acusados de terem feito campanha eleitoral à boca das urnas aquando das Eleições Intercalares da cidade de Inhambane do dia 18 de Abril último, nas quais foi eleito Benedito Guimino para o cargo de edil.



O juiz da Primeira Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Inhambane, Alexandre João Ndlovu, outrossim, transitou o caso em julgado e sem direito a recurso.



Longe do debate jurídico que este assunto possa causar, os nossos leitores acham que o símbolo que representa a Justiça, com a deusa Maat, filha de Rá, o deus do sol, equilibrando a “Balança da Verdade e da Justiça”, devia fazer-se sentir também em Moçambique, visto que este país, apesar de ser do partido FRELIMO, não é uma ilha.



Na óptica dos mesmos, se a lei quiser demonstrar sinais de funcionamento, então que seja à mesma medida para com os demais e que se este é um ponto de partida, então que a seguir se chame à responsabilidade os restantes partidos políticos, sobretudo a FRELIMO, que até hoje mantêm os seus objectos propa- gandísticos em quase todos os cantos do país.



Registo de bicicletas na Manhiça



O Conselho Municipal da vila da Manhiça decidiu de forma inconsciente introduzir o livrete e o registo de propriedade das bicicletas naquela urbe. Segundo explica a edilidade, tal decisão visa, primeiro, reduzir os casos de roubo de bicicletas e, segundo, garantir o pagamento de impostos por partes dos utilizado- res daquele meio de transporte.



No entanto, tais documentos só podem ser adquiridos no município, onde é cobrada uma certa taxa para a aquisição dos mesmos. O cidadão que for encontrado a circular de bicicleta na vila sem aqueles documentos incorre numa multa que varia entre os 258 e os 1000 meticais.



Ora, isto, conforme elegeram os nossos leitores, é uma autêntica xiconhoquice. Aliás, dizem eles que, ou os que tomaram esta decisão não entendem nada de livrete e registo de propriedade, ou reside nesta medida uma bruta e pornográfica estupidez.



Registar as bicicletas até pode ser uma ideia acertada, mas com que bases o município estará certo de que todas as bicicletas são propriedade legítima dos cidadãos que vão efectuar os registos, visto que não existem critérios claros para tal?



Sendo Manhiça um corredor e esta decisão isolada do mundo inteli- gente, qual será o critério para diferenciar os veículos da Manhiça dos outros? Para os que usam aquele meio de transporte para fins desportivos, terão de andar sempre com estes documentos como se de carro se tratasse?



Se há gente inteligente a dirigir os destinos da Manhiça, então o que é um livrete e para que serve?



Dizem os nossos leitores que é manifesta a arrogância do Conselho Municipal da Vila da Manhiça e a pretensão de o mesmo enriquecer os seus dirigentes à custa do sacrifício do seu povo.



Nomeação de Itai Meque a vice-ministro da Educação



O Presidente da República exonerou esta segunda-feira (08) Itai Meque do cargo de governador da província da Zambézia e nomeou-o vice-ministro da Educação.



Haja vergonha, dizem os leitores para a seguir acrescentarem que esta nomeação não obedeceu ao respeito, primeiro, ao sector que ele vai dirigir e, segundo, à própria palavra “educação”.



Para além de serem duvidosas as competências e qualidades académicas deste dirigente, ele é sobejamente conhecido como um indivíduo arrogante para com os seus subordinados. Na província da Zambézia tinha a fama de não nutrir nenhuma simpatia pelos professores a ponto de os deixar meses sem salários.



Mas chegou ao poder, pelo que, a partir de já, no quarto pior país do mundo, acaba de falecer o Ministério da Educação para ressuscitar o Ministério da Arrogância Pública..



No comments: