Friday 18 February 2011

Confrontos entre manifestantes contra em pró-Ahmadinejad em Teerão

Cerimónia fúnebre do estudante morto segunda-feira

Um grupo de apoiantes do regime iraniano entrou hoje em confronto com activistas da oposição durante a cerimónia fúnebre de um manifestante morto segunda-feira em Teerão durante um protesto da oposição.

“Estudantes e outras pessoas que estavam na cerimónia fúnebre do estudante martirizado Sanee Zhaleh entraram em confronto com um grupo pequeno de pessoas aparentemente ligadas ao movimento de rebelião e puseram-nas em fuga enquanto entoavam slogans de apelo à morte dos hipócritas”, descreve o canal estatal IRIB.
Zaleh foi morto a tiro durante o protesto de há dois dias na capital iraniana, tendo o Governo atribuído a responsabilidade aos manifestantes anti-regime, ao mesmo tempo que vários grupos da oposição apontam o dedo às forças de segurança. A agência noticiosa semi oficial Fars revelou entretanto que o jovem estudante morto era membro da milícia Basij, o grande movimento voluntário iraniano ligado aos Guardas da Revolução, a tropa de elite do regime.

Esta foi a primeira manifestação no país contra o Presidente em mais de um ano, desde as manifestações maciças que se seguiram à reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, em 2009.
O líder da oposição Mir-Hossein Mousavi classificou o protesto de segunda-feira como um evento “glorioso” de um “movimento magnífico”, enquanto as autoridades insistem que não mais do que umas 150 pessoas terão participado no protesto.
O chefe da polícia de Teerão, Ahmadreza Radan, revelou entretanto que uma segunda pessoa morreu durante os confrontos daquele dia e outras oito, também atingidas a tiro, estão hospitalizadas. Radan reiterou os argumentos de que a violência registada no protesto, não autorizado, foi causada por “elementos terroristas”.

PÚBLICO – 16.02.2011

No comments: