Monday 22 November 2010

ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE MOÇAMBICANA

VI CONFÊRENCIA NACIONAL DA OJM


COMUNICADO DE IMPRENSA


De 15 a 18 de Novembro de 2010, realizou-se na Escola Secundaria de Ulongue, no Município de mesmo nome, Distrito de Angonia, Província de Tete, a VI Confêrencia Nacional da Organizacao da Juventude Mocambicana – OJM.

Estiveram na Confêrencia duzentos e noventa e três Delegados e convidados oriundos de todas a Províncias do País.

O evento foi honrado com a presença do Camarada Filipe Chimoio Paúnde, Secretário-Geral do Partido, em representação do camarada Armando Emílio Guebuza presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique. Estiveram ainda os Camaradas: Zeca Castro Morgado, Secretário do Comité Central para as Organizações Sociais; Xavier Sakambwera Sailors, 1º Secretario do Comité Províncial do Partido FRELIMO em Tete; Camarada Pedrito Caetano, Ministro da Juventude e Desportos; Alberto Clementino Vaquina, Governador da Província de Tete; bem como os dirigentes do distrito e Municipio de Úlongue.

A VI Confêrencia iniciou com o discurso de abertura proferido pelo Camarada Filipe Chimoio Paunde, Secretário Geral do Partido FRELIMO, que considerou histórica esta VI Confêrencia Nacional da Organização da Juventude Moçambicana por ser a primeira a se realizar num Distrito, o que se reveste, de um singular simbolismo, tendo em conta o nosso paradigma de governação e de desenvolvimento assentes no princípio de que, o Distrito é a base de planificação e polo de desenvolvimento.

Exortou a todos os delegados e convidados para que façam da VI confêrencia Nacional, um momento de refeorço da Unidade Nacional, da nossa inspiração para uma viragem de mentalidade, de modo a sermos bem sucedidos na luta contra a pobreza, o que exige de todos participantes espírito de camaradagem, abertura, tolerância e disciplina.

A VI Confêrencia, foi presidida pelo camarada Jaime Bessa Augusto Neto, membro do Conselho Central da OJM e do Comite Central da FRELIMO, tendo como objectivo avaliar o desempenho da organização nos últimos cinco anos, planificar a acções a serem lavados à cabo no proxímo quinquenio e, ainda a eleição de novos orgãos, nomeadamente o Secretário-Geral, o Conselho Central e o Conselho de Jurisdição Nacional.

Nesta óptica, foram apresentados, debatidos e aprovados os seguintes documentos:

1- Relatório de Actividades e de Contas do Conselho Central à VI Confêrencia Nacional, referente ao periodo compreendido entre novembro de 2005 a novembro de 2010;

2- Relatório do Conselho de Jurisdição Nacional, referente ao mesmo quinquênio;


3- Informe do Gabinete Central de Preparação da VI Confêrencia Nacional; e a

4- Proposta da Revisão de: Estatutos e Programa;




A VI Confêrencia Nacional saúdou efusivamente a vitória esmagadora, retumbante e convincente da FRELIMO e do Camarada Armando Emílio Guebuza, Presidente desta quase cinquentenaria formação politica.

A VI Confêrencia Nacional decorreu num ambiente festivo, de camaradagem, de exaltação dos valores nobres da Pátria e de reencontro de toda a familia juvenil partidaria da FRELIMO, tendo sido animada por diversas manifestações culturais e gastronómicas típicas da Província de Tete.

Em diversos momentos, as delegações provinciais aproveitaram a ocasião para exaltar através das manifestações culturais as mais variadas formas que caracterizam a moçambicanidade na sua forma de ser e de estar.

A VI Confêrencia saúdou o movimento massivo e expressivo em torno da Chama da Unidade Nacional, que une as três Gerações num só Povo e numa só Nação.

Após calorosos debates, num ambiente de festa e de camaradagem, a VI Confêrencia da OJM, aprovou os seguintes documentos:

1- Resolução sobre o Relatório de Actividades e de Contas do Conselho Central à VI Confêrencia Nacional, referente ao mandato;

2- Resolução sobre o Informe do Conselho de Jurisdição Nacional;

3- Resolução sobre o Informe do Gabinete Central;

4- Resolução sobre a proposta dos Estatutos e Programa da Organização;

5- Moção de saudação ao Camarada Armando Emílio Guebuza, Presidente da FRELIMO;

6- Moção de Saudação ao Secretariado do Comité Central do Partido FRELIMO

7- Moção de saudação ao Secretariado Executivo Nacional da OJM;

8- Moção de saudação à população da Província de Tete.


A VI Conferencia Nacional elegeu o Camarada Basilio Muhate, ao cargo de Secretário-Geral, com 200 votos, correspondentes a 89%, enquanto o camarada Manuel Formiga arrecadara 22 votos, correspondentes a 11%, que concorreram ao mesmo cargo.

Igualmente foram eleitos para presidirem o Conselho de Jurisdição Nacional os Camaradas Sérgio Chone e Abílio Adelaide António, que assumem os cargos de Presidente e Vice Presidente, respectivamente.

Este processo que culminou com a eleição de novos órgãos da OJM decorreu num ambiente festivo, carregado de cor e alegria, com os camaradas a demostrarem grande entusiasmo.

Concluido que foi o processo eleitoral, o Conselho Central reuniu-se na sua primeira sessão Ordinária e elegeu os membros do Secretariado Executivo Nacional da OJM e os membros do Conselho de Jurisdição Nacional. Neste acto foram eleitos os seguintes camaradas Carlos Mussanhane, Dulce Canhemba, Helder Injojo, Henriques Mandava e Cachimo Raul, para membros do Secretariado e igualmente foram eleitos os camaradas Jaime Bessa Augusto Neto, Arsénio Roque, Malengane Machel, Pedro Langa, Dário Tomé, Roquia Said e Calisto Cossa para o órgão Jurisdicional.

No decurso desta Confêrencia foi proferida uma palestra sobre o Comité Organizador dos Jogos Africanos-COJA, pela representante deste organismo a Senhora Túnia Isabete Macuacua, que deu o ponto da situação sobre os preparativos dos jogos africanos a realizarem-se em Moçambique, Cidade de Maputo, de 3 a 18 de Setembro de 2011.


Neste sentido são esperados em Moçambique, 52 países dos quais 32 já confirmaram.

O Camarada Basilio Muhate no seu discurso enalteceu a importancia da IV Conferência Nacional e solicitou a todos os presentes para que se juntassem a ele e a equipa que o acompanha nas tarefas do novo Secretariado Executivo Nacional. Referiu-se a necessidade de todos empenharem-se nas diversas tarefas da organização observando o espirito de inclusão e de Unidade Nacional.

A VI Confêrencia Nacional da OJM foi encerrada pelo Camarada Zeca Morgado, Secretário do Comité Central para as Organizações Sociais, em representação do camarada Secretário Geral da FRELIMO, tendo referido que:

Durante a VI Confêrencia, verificou-se que foram colectados 304.060,00 MT (trezentos e dois mil e sessenta meticais) proveniente de diversas contribuições, em dinheiro e em especie, do Delegados e Convidados, de todas província.

OJM— GERAÇÃO DA VIRAGEM
RUMO A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Úlongue, 18 de Novembro de 2010

No comments: