DEMOCRACIA, GOVERNAÇÃO E CORRUPÇÃO
Guebuza recebe prémio de Liderança em Políticas de Segurança Alimentar
O Presidente , Armando Guebuza, recebeu hoje o Prémio de Liderança em Politicas de Segurança Alimentar relativo a 2009, atribuído pelo Fórum da SADC de Investigação e Analise de Politicas de Desenvolvimento da Agricultura, Alimentação e Recursos Naturais.
http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2650:guebuza-recebe-premio-de-lideranca-em-politicas-de-seguranca-alimentar-&catid=63:politica&Itemid=273
Observatório Eleitoral exige esclarecimento da CNE
O Observatório Eleitoral reuniu-se ontem, num encontro visto como de emergência, devido aos actuais acontecimentos em torno do processo eleitoral. De acordo com os membros desta instituição, nos últimos tempos tem-se registado problemas relativos ao processo eleitoral, caracterizados por violência física e destruição de infra-estruturas entre adversários políticos, exclusão de alguns partidos e membros de participarem em actividades políticas nacionais. No encontro realizado à porta fechada, o Observatório Eleitoral vai propôr um encontro com a Comissão nacional de Eleições, de modo a perceber o actual cenário, tido como uma “ameaça à jovem democracia nacional”.
http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2642:observatorio-eleitoral-exige-esclarecimento-da-cne-&catid=63:politica&Itemid=273
CNE nega favorecimento de partidos
O presidente CNE, Leopoldo da Costa, nega qualquer “manipulação” para “favorecer” os principais partidos em prejuízo dos pequenos, insistindo na necessidade do “cumprimento estrito da lei”.
Leopoldo da Costa justificou a actuação da CNE na exclusão de 10 dos 29 partidos concorrentes às eleições gerais de 28 de Outubro próximo, num encontro com os principais países doadores de Moçambique, incluindo a União Europeia (UE) e os EUA.
Em relação ao Movimento Democrático de Moçambique (MDM), do presidente do município da Beira, Daviz Simango, cuja exclusão em alguns círculos eleitorais está a ser muito contestada, o presidente da CNE afirmou que o partido não conseguiu em tempo útil suprir as irregularidades detectadas na sua candidatura.
http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2648:cne-nega-favorecimento-de-partidos&catid=63:politica&Itemid=273
Moçambique e Austrália estreitam suas relações
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, encontram-se desde ontem na Austrália, a convite do seu homologo, Stephane Smith. Este encontro visa buscar as formas de operacionalização dos resultados das discussões havidas entre as autoridades dos dois países e para o estreitamento das relações bilaterais de amizade e de cooperação.
Noticias, 11 de Setembro de 2009.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/884544
ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
Moçambique sobe cinco posições no ranking “Doing Business”
O “Doing Business 2010” apresenta uma lista de 183 países
Moçambique subiu cinco posições no ranking dos países que apresentam facilidades para fazer negócios, ao passar da 140ª para a 135 posição. Segundo o relatório “Doing Business 2010”, divulgado ontem pelo Banco Mundial (BM), Moçambique melhorou no que se refere à facilidade para abrir uma empresa e em termos de comércio transfronteiriço.
O “Doing Business 2010” apresenta uma lista de 183 países do mundo e as respectivas políticas que implementaram para melhorar o ambiente de negócios interno. Entre as dez principais reformas avaliadas pelo BM, Moçambique adoptou apenas duas.
http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2647:mocambique-sobe-cinco-posicoes-no-ranking-doing-business&catid=38:economia&Itemid=181
ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
Central vai produzir energia a partrir do carvão de Benga
Tem início em 2011 a construção de uma central térmica para a produção de energia a partir do carvão de Benga, a ser explorado pela Empresa Riversdale, na região de Moatize, província de Tete. No início vão ser gerados 500 megawatts/ano e, três anos depois, a produão vai chegar aos mil megawatts.
Televisão de Moçambique, 11 de Setembro de 2009.
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1016983.html
Investimento na exploração de petróleo em Moçambique poderá exceder 550 milhões de dólares até 2011
As projecções do Instituto Nacional de Petróleo, INP, são baseadas no número de contractos assinados pelo governo com 10 companhias petrolíferas, actualmente operando na região da África Austral, desde 2006. As pesquisas de petróleo são mais intensas ao largo da Bacia do Rovuma, e entre as regiões centro e norte de Moçambique. A Artumas do Canada, ENI da Itália, Anardako, dos Estados Unidos, Norshe Hydro, da Noruega, estão entre as companhias que pesquisam hidrocarbonetos, em Moçambique. Televisão de Moçambique, 11 de Setembro de 2009.
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1016892.html
Custos ameaçam produção de arroz
A produção de arroz na região de Chokwe, em Gaza, devera aumentar das anteriores 22 mil toneladas para 35 mil toneladas na campanha 2009-2010, no quadro de uma estratégia do Governo visando eliminar o défice daquele cereal ate 2011. O executivo recomenda que a sementeira de arroz, no regadio de Chokwe, seja feita de forma faseada, por forma a facilitar a sua ceifa. Entretanto, os agricultores locais advertem que este objectivo poderá não ser alcançado caso não se tomem medidas visando reduzir os custos de produção que, segundo afirmam, amordaçam a rentabilidade do negócio do cereal.
Noticias, 11 de Setembro de 2009.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/884495
DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E LEGALIDADE
Policia mata cidadão por roubar espelho de uma viatura
Um jovem, aparentemente de 30 anos de idade, foi mortalmente alvejado pela policia de da Republica de Moçambique (PRM), na manha de ontem, depois de alegadamente ter roubado acessórios de uma viatura. O incidente mortal deu-se depois de uma longa perseguição a pe, desde o local do crime ate a zona da marginal.
O País. 11 de Setembro de 2009.
Conselho Constitucional frustra expectativas do MDM
O conselho Constitucional frustrou, ontem, as espectativas do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) ao recusar-se de receber a reclamação referente ao seu afastamento da corrida as legislativas em muitos círculos eleitorais do pais. O próprio Devis Simango liderou a delegação do seu partido na ida ao Conselho Constitucional, mas sem êxito. A discordância instalou um clima de “alta tensão” naquele ógão, com as duas partes a esgrimirem argumentos jurídicos para defenderem as suas posições.
O País, 11 de Setembro de 2009.
--
COLABORAÇÃO
Constâncio Nguja – Tradução
Delfina Dança e Constâncio Nguja– Democracia, Governação e Corrupção
Delfina Dança - Direitos Humanos, Justiça e Legalidade
Severino de Carvalho – Economia e Desenvolvimento
Delfina Dança - Edição
Celso Gusse – Director Executivo do CEMO
Cycling legend Mark Cavendish emotional as he wins final race of career
-
Britain's Mark Cavendish, the most successful sprinter in cycling history,
ends his career with victory in the Tour de France Criterium in Singapore.
35 minutes ago
No comments:
Post a Comment