Caros,
Já foram publicados os resultados do Doing Business 2010 sob lema ‘reformando em épocas de crise”. Eis alguns destaques:
Moçambique melhorou 5 posições no ranking geral, situando no 135º lugar num universo de 183 países. (Nota: Os dados do 2009 foram recalculados para reflectir as mudanças na metodologia e a entrada de mais dois países, assim Moçambique passou a posicionar-se na 140º lugar ao invés de 141ª reportado no ano passado)
As únicas reformas contempladas no DB10 foram: eliminação do capital mínimo e depósito bancário para abertura de empresas e melhorias administrativas das alfândegas.
Apesar de ter subido no ranking geral, Moçambique caiu uma posição na região da SADC, trocando lugar com Madagáscar. Assim, Moçambique situar-se na 12ª posição apenas a frente Zimbabwe, Angola e RDC.
As Maurícias melhoraram o seu posicionamento no ranking geral passando de 24º (DB 09) para 17º lugar (DB10), complicando o sonho de Moçambique de se tornar o melhor da região em 2015.
Ruanda é o país mais reformista do mundo, tendo passado 143ª posição no DB09 (diga-se abaixo de Moçambique) para 67ª posição no DB10, representando uma subida de 76 posições. Um exemplo a ser seguido!
Cordiais saudações!
NG
Five guilty of boys' mistaken identity murders
-
Mason Rist and Max Dixon were stabbed to death just yards from Mason's
front door in Bristol.
6 minutes ago
2 comments:
O "Doing Business" parte da condicao de que existem regras que facilitam a realizacao do comercio. Agora, nao existe regras para "Doing Politics"? Se calhar nesse ranking, Mocambique estaria no menos infinito, dada a "batota" k se faz para se manter um sistema que o povo ja quer mudar.
Manuel tudo bem?
Coincidentemente atualizei o meu blog com informações sobre o Doing Business.
Quando puder, dê uma olhada.
Abraço!
www.mozeconomics.blogspot.com
Rodolfo
Post a Comment