Tuesday 26 August 2008

ZIMBABWE

Membro do MDC eleito presidente do Parlamento

• Deputados da ZANU-PF votaram a favor do candidato da oposição

De acordo com a estação emissora, SW Radio Africa, os 110 votos arrecadados por Lovemore Moyo, incluíram os 99 do MDC, 7 do MDC (Mutambara) e 4 da ZANU-PF.

Pretoria (Canal de Moçambique) - O Movimento para a Mudança Democrática (MDC), partido liderado por Morgan Tsvangirai, vencedor das eleições legislativas de 29 de Março último, conseguiu eleger um membro seu para a presidente do Parlamento nacional, não obstante as tentativas da ZANU-PF para que o cargo viesse a ser ocupado por um deputado representando a facção do MDC liderada por Arthur Mutambara.
Lovemore Moyo foi eleito por 110 votos dos 208 depositados nas urnas, após a tomada de posse dos deputados do novo Parlamento, realizada ontem em Harare.
Especulava-se que a ZANU-PF iria votar a favor de um candidato da facção do MDC liderada por Arthur Mutambara.
Nas eleições de Março último, o MDC ganhou 100 assentos no Parlamento, a ZANU-PF 99, e a facção do MDC liderada por Mutambara 10. Há um deputado independente no novo Parlamento.
De acordo com a estação emissora, SW Radio Africa, os 110 votos arrecadados por Lovemore Moyo, incluíram os 99 do MDC, 7 do MDC (Mutambara) e 4 da ZANU-PF. Correspondentes referem que Paul Themba Nyathi, pertencente à facção Mutambara, obteve 98 votos. Nomalanga Khumalo, um outro membro do MDC, foi eleito vice-presidente do Parlamento.

(Redacção / SW Radio Africa)

No comments: