Wednesday 27 August 2008

GEÓRGIA


Rússia reconhece regiões separatistas como ‘Estados Independentes’

Pretoria (Canal de Moçambique) - O presidente russo, Dmitry Medvedev, anunciou ontem ter assinado um decreto que reconhecia as regiões separatistas de Abkhazia e Ossétia do Sul como “Estados independentes”. A decisão do presidente da Federação Russa segue-se à aprovação de uma resolução pelo parlamento em Moscovo, apelando ao governo para que reconhecesse a declaração unilateral de independência das duas regiões que são parte integrante da República da Geórgia, uma nação soberana representada na Organização das Nações Unidas.
A medida foi energicamente condenada pelo presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, para quem a posição russa era “completamente ilegal, e um erro estratégico que acabaria por prejudicar a posição da Rússia no seio da comunidade internacional”. Saakashvili acusou a Rússia de “tentar desmembrar o Estado georgiano, de minar os valores fundamentais da Geórgia e de apagar este país do mapa.”
Numa outra reacção à política reminiscente do expansionismo soviético, a França e os Estados Unidos da América consideraram a decisão da Rússia como “lamentável”.
O Reino Unido rejeitou de forma categórica a medida anunciada ontem em Moscovo.
Um porta-voz da OTAN disse que a política de Moscovo violava inúmeras resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

(Redacção / BBC World)

No comments: