
Do "chumbo" de Comiche ao conceito de "bases"
Maputo (Canal de Moçambique) - Dizer que Comiche perdeu as eleições internas que elegem o candidato do partido Frelimo as eleições para edil de Maputo a favor de David Simango é já um lugar comum. Muito foi dito, muito outro foi escrito. O que me preocupa é o argumento vindo de dentro do partido Frelimo de que, “foi opção das bases”. O que aconteceu nas instalações do Centro de Conferências das TDM serve de pretexto para nos questionarmos: “afinal quem são as bases do Partidão". Comecemos com um argumento matemático. Nas referidas eleições inte nas votaram tão só 89 eleitores. Trocando em miúdos: 53 votaram em David Simango, 25 em Eneias Comiche e 1 em Generosa Cossa. Não houve referência a abstenções.
Sabe a caricato quando figuras com cargo nos órgãos do partido presidido por Armando Guebuza dizem publicamente que, “o resultado das eleições internas reflecte a vontade das bases do partido”. Para um partido que se orgulha de ter milhões de filiados sabe a pouco quando quase nove dezenas de indivíduos são a mostra para um Município que detém quase 2 milhões de habitantes.
Em suma quem votou nas já referidas eleições internas foram os “barões dopartido" ao nível da cidade de Maputo. E o seu voto não descartou os interesses que Comiche não salvaguardou no tempo em que dura o seu mandato.
Não podemos olvidar que de uns tempos para cá, ser membro do partido Frelimo pressupõe retirar benefícios do Estado aos mais diversos níveis.
Patético é quando se quer manipular a opinião pública e dizer que as eleições internas no partido Frelimo reflectem a vontade das bases. Pode até ser que sim. Mas no caso vertente estamos a falar da vontade das bases do topo. Porque quem votou não foi a mamana da Inhaca que disse às câmaras da televisão que apoia David Simango sem argumentar porquê. Votaram pessoas composição de proa no partido nem que seja só a nível da cidade de Maputo.
O que aconteceu no partido Frelimo a nível da cidade de Maputo, merece uma reflexão sobre a democracia que impera nos partidos políticos que se dizem jogar democraticamente no cenário político moçambicano. Não só o partido Frelimo. Mas todos os outros que exigem democracia ao vizinho mas em casa são os maiores Espartanos.
(Celso Manguana)
Oxfam chief forced to step down over 'serious issues' with conduct, charity
says
-
The charity's trustees say Dr Halima Begum's position was "untenable"
following an independent review of her behaviour.
5 minutes ago
No comments:
Post a Comment