Wednesday, 13 May 2009

Garimpeiros incendeiam posto policial em Moma…




…e jovem é preso em Maputo por ter opinião diferente do Ministro da Defesa

O porta-voz do Comando Geral da PRM, Pedro Cossa, falou ontem destes e outros casos no seu briefing semanal

Maputo (Canal de Moçambique) – A Polícia moçambicana acaba mais uma vez de se sobrepor à Constituição da República ao negar aquilo que a lei mãe determina – o direito à liberdade de opinião e de manifestação. Um jovem estudante da escola secundária de Malhazine encontra-se detido pelo simples facto de ter sido surpreendido a distribuir panfletos que incitavam à não aderência pelos jovens ao serviço militar obrigatório. De acordo com o porta-voz do Comando Geral da PRM (Polícia da República de Moçambique), Pedro Cossa, que falava durante o habitual briefing semanal à comunicação social em que falou deste e de outros casos, o tal jovem é da Liga Juvenil da Renamo.
Ao ser questionado pelos jornalistas presentes se o que teria levado à detenção do jovem era apenas o facto de ter sido surpreendido a exibir os aludidos panfletos ou se era pelo facto de ser, tal como o próprio porta-voz da PRM afirmou, da juventude renamista, Cossa, sem convicção, respondeu apenas que tudo havia acontecido por ser algo ilícito. Todavia, não citou em que Lei
tal atitude é convencionada como ilícita.

Garimpeiros assassinados

Outro dado de registo produzido no briefing de ontem foi que na semana passada, cerca de 30 garimpeiros, alegadamente ilegais, vandalizaram e incendiaram o posto policial na sede distrital de Moma, província de Nampula após uma disputa na última sexta-feira entre estes e agentes policiais.
Segundo o porta-voz do comando geral da PRM, a contenda foi motivada pelo facto dos garimpeiros terem encontrado um seu companheiro morto, facto que atribuíram à Polícia. No entanto, Pedro Cossa afirma que a tal morte nada teve a ver com a Polícia. Todavia, informações colhidas pelo «Canal de Moçambique», dão conta que de facto não houve uma morte mas sim duas e que elas foram provocadas por balas disparadas pela Polícia durante a manifestação dos garimpeiros contra agentes da PRM na região mineira de Mavucu, Posto Administrativo de Chalaua, distrito de Moma na província de Nampula.

In Canal de Mocambique

No comments:

Post a Comment