Voz e Papel da Sociedade Civil Moçambicana - Oportunidades e Desafios
Maputo (Canal de Moçambique) – Em Moçambique a crise financeira mundial já está a fazer mexer a sociedade que quer apreciar as “oportunidades e desafios” deste delicado momento. O MASC, dirigido pelo académico João Pereira, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), o G-20, a Associação Moçambicana dos Economistas (AMECOM) e o Centro de Integridade Pública (CIP) realiza hoje um debate público precisamente com esse propósito.
O debate, de acordo com o que refere um comunicado enviado à nossa redacção, tem como objectivos: (i) Obter um posicionamento comum da sociedade civil moçambicana face a actual crise financeira; (ii) e identificar mecanismos de participação da sociedade civil nos processos de discussão e de implementação da estratégia do país para fazer face a crise financeira
O debate terá lugar hoje (terça-feira) das 14.00 às 17.00 horas no Edificio da Caritas situado na Rua da Resistência, número 1175, RC.
O comunicado que anuncia o evento afirma que é de “destacar que em África e em Moçambique, em particular, este debate já começou a ecoar sendo que a maior parte das intervenções mostram um quadro sombrio para a vida financeira, social e económica do país.”
“Uma das consequências já eminente para Moçambique são as tendências de degradação da economia, das finanças e consequentemente do nível de vida das pessoas”, por um lado.
“No plano laboral, por exemplo”, refere o MASC, “a instabilidade financeira e empresarial pode aumentar a precariedade do direito ao trabalho.”
“A Mozal e as Areias Pesadas de Chibuto fazem parte das empresas que já se ressentem da actual crise. Para além desses casos “as empresas privadas, ONGs internacionais e moçambicanas começaram também a anunciar mudanças nas suas organizações derivadas de cortes orçamentais como consequência da crise financeira mundial”, acrescenta. E é precisamente em torno destas novas dinâmicas que centrará o debate de hoje para o qual “estão convidados todos órgãos de informação e pessoas interessadas”.
(Redacção)
£100 contactless card limit to be lifted
-
Card providers can decide whether to offer unlimited payments on
contactless cards.
32 minutes ago
No comments:
Post a Comment