Sunday 25 December 2016

MUNICIPIO DE QUELIMANE
CONSELHO MUNICIPAL
PRESIDENTE

Mensagem  do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane alusivo ao Natal do Senhor, 25 de Dezembro de 2016.

É com elevada honra e imensurável satisfação que em nome dos Munícipes de Quelimane, dos funcionários do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, da minha família e em meu nome pessoal, dirijo-me a vós, meus irmãos na fé,   neste nobre e dignificante dia do nascimento de Jesus Cristo que teve lugar em Belém da Judeia. Jesus Cristo, o Emanuel, é o PRĺNCIPE DA PAZ.  Esta paz que é tão ansiada pelos Moçambicanos em particular e pelo mundo inteiro em geral.
Ao longo dos quatro Domingos do Advento, Deus na voz de Profetas, Apóstolos e Evangelistas, tem nos instruído e catequizado no sentido de chegarmos ao nascimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo bem informados sobre quem é Jesus Cristo.
Nesta nossa mensagem recuperamos a catequese ministrada pelo Profeta (Isaias, 11:6-9) e citamos:
«O lobo viverá com o cordeiro, e a pantera dormirá com o cabrito; o bezerro e o leãozinho andarão juntos, e um menino os poderá conduzir. A vitela e a ursa pastarão juntamente, suas crias dormirão lado a lado; e o leão, como o boi, comerá o feno. A criança de leite brincará junto ao ninho da cobra, e o menino meterá a mão na toca da víbora.  Não mais praticarão o mal nem a destruição, em todo o Meu santo nome; o conhecimento do Senhor encherá o País, como as águas enchem o leito do mar».
Por isso, ao celebrarmos o Natal do Senhor devemos derrubar as barreiras que minam o relacionamento harmonioso entre os homens. Que o Senhor derrame sobre nós o conhecimento que leve a alcançar a paz duradoira. Neste ano de 2016, celebramos o Natal num ambiente de guerra com muitos deslocados e refugiados. Jesus Cristo identifica-se com os deslocados e refugiados, porque  Ele próprio experimentou o que significa deixar o seu País e refugiar-se num País estrangeiro.  Fugindo das atrocidades de Herodes, deixa a sua terra de Nazaré  e refugia-se no Egipto, (Mateus, 2:13-23).
Neste Natal rezemos para que Deus abençoe aos Moçambicanos, para  que tenhamos paz que e os refugiados regressem para sua terra como Jesus Cristo o fez regressando para Nazaré.
Aos que detêm o poder auguramos que encontrem mecanismos através do diálogo franco e sincero, para que não haja nem leão, nem víbora, nem lobo, nem bezerro mas sim todos vivamos juntos em paz no mesmo ninho da cobra e na mesma toca da víbora. Cada um de nós abra o seu coração para que Jesus entre e habite nele, para transformar a humanidade e nos deixemos transformar. 
Do mesmo modo que Jesus Cristo experimentou a dor e o sofrimento dos deslocados e refugiados em campos de acomodação onde as condições de vida são desumanas e precárias, o Evangelista São (Lucas, 2:8-20), nos apresenta os Pastores de Belém como prova evidente que Jesus veio para os sem voz, pois, os pastores são a camada social desprezível. E é esta camada que recebe em primeira mão a Boa Nova do nascimento de Jesus Cristo.
Glória a Deus nas alturas, paz na terra, aos homens por ele amado.
Paz em Quelimane, paz na Zambézia, paz em Moçambique, paz na África e paz no mundo inteiro.     
Jesus não veio só para os pobres, para os pastorinhos. Ele veio para todas as camadas sociais. São (Mateus, 2:1-12), apresenta-nos os Magos do Oriente que se juntam aos pastorinhos de Belém no anúncio da Boa Nova. Eles o adoram, prostram-se e curvam-se diante de Jesus, reconhecendo Nele como Rei dos Reis, ou seja Rei do Universo. Portanto, nenhum reino no mundo que está acima de Jesus Cristo.
A todos a quem voluntaria e ou involuntariamente ofendi, as minhas sinceras, genuinas e sinceras desculpas!
Rogamos a Deus para que inspire e ilumine aos presidentes Nyussi e Dhlakama para que com humildade devolvam a PAZ, a tao almejada Paz aos mocambicanos!


Muito obrigado

Quelimane, rumo aos bons sinais, 25 de Dezembro de 2016.