Wednesday 20 March 2013

Comunicado: deixou-nos o Dr Mussa Rodrigues!

Condolências á família do músico Dr. Mussa Rodrigues.

Em nome do Conselho Municipal, dos Munícipes de Quelimane, da minha família, e em meu nome pessoal, endereço as minhas mais sentidas condolências, à família do músico e compositor Mussa Rodrigues, ocorrido na madrugada do dia 19 de Março de 2013na sua residência, nesta cidade.
Neste momento de dor, solidarizamo-nos com a família, amigos e todos que directa ou indirectamente, estavam ligados a esta figura, através de suas canções tocantes, por espelharem a nossa realidade social.
O Dr. Mussa Rodrigues foi e continuará a ser aquele homem que jamais o esqueceremos pelos seus feitos, pela sua sagacidade e paixão pela música que influenciaram aos músicos da nova geração a aderirem aos ritmos tradicionais que são a nossa identidade.
Hoje a nossa música, a nossa cultura, a nossa cidade e quiçá o nosso país está de luto por esta perda irreparável, porque jamais teremos nos nossos palcos a presença do mais conceituado músico zambeziano, que conquistou os fãs do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico, quando brindou a todos nós com “Nós somos cantores.”
Dr, Mussa Rodrigues, hoje partes deixando um grande vazio entre nós; mas faremos das tuas canções a nossa eterna fonte de inspiração.
Estou ciente que neste momento de dor, de tristeza e de luto, precisamos de unir forças, para ultrapassar o peso que nos vai na alma e orar a Deus para que ilumine a esta família que hoje derrama um pranto que será indelével na história de todos nós.
Amigo, nos momentos mais difíceis era em ti que buscávamos as forças, nas horas de incerteza, era nas tuas melodias que nos inspirávamos e retemperávamos as nossas energias para o combate.
Juntos lutamos para libertar a nossa terra e juntos continuaremos a ser “cantores moçambicanos da província da Zambézia”. Até sempre amigo!
Quando naquela manhã ardente de 04 de Março te disse ate já, nada adivinhava que aquela seria a última vez que nos disseste com ternura. “Gostaria de ter um dia inteiro consigo, como fiz com Pio Matos.” Não sabia que já sabias que não seria possível. Que aquele seria o nosso último e derradeiro encontro, a nossa última despedida, o nosso último adeus. Descanse em paz amigo! Faremos das tuas músicas o nosso hino guerreiro, a poção mágica no combate pela dignificação da nossa terra! Amigo Dr. Mussa Rodrigues obrigado por tudo.
Ficaremos eternamente endividados pela contribuição que deste a nossa musica, a nossa cultura e ao nosso povo!
Paz a sua Alma!
Quelimane, aos 19 de Março de 2013
O PRESIDENTE

Manuel A. A. L. de Araújo