Tuesday 3 January 2012

Mensagem de Inicio de Ano do Presidente do Municipio de Quelimane




Caros munícipes,
Esta é a primeira mensagem de inicio de ano, que com reiterado orgulho dirijo na minha qualidade de Presidente do Município da Cidade de Quelimane, ao qual jurei servir e a meus concidadãos, a quem devo tudo e a quem dou o pouco que tenho.

No inicio de ano de 2012, que coincide com um novo ciclo no processo de governação do Município de Quelimane, pretendo reafirmar solenemente o meu compromisso de plena dedicação com o futuro do nosso município. Reafirmo, que é com o futuro que me quero comprometer,  olho o futuro com esperança, pois acredito firmemente que não será mera continuação deste presente.

Com o reconhecimento de que em sociedade nada se faz sozinho, o futuro de Quelimane apela ao envolvimento firme de todas e todos.  O velho paradigma de governacao baseado na exclusão social, económica e politica caducou e passou para as paginas da historia. Um novo paradigma baseado na inclusão, na auscultacao, na transparencia, e na participacao de todos os munícipes entrou em vigor! Ao jeito de Rousseau queremos anunciar de viva voz o inicio da implementacao do Novo Contrato Social entre os munícipes de Quelimane e o novo Edil. Este Novo Contracto social , foi rubricado a 7 de Setembro de 2012, e começou a ser implementado no dia 30 de Dezembro de 2011.  Os próximos dois anos serão de muito trabalho, exigirão muita disponibilidade e competência, concentraccao e melhor gesta dos parcos recursos que possuímos, de forma paulatina e selectiva em torno de nosso objectivo comum: a melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Quelimane, que bem merecem, e há muito adiada.

O Novo Municipio de Quelimane que no presente ano começamos a edificar, basea-se e tem os seus alicerces delineados no nosso Manifesto Eleitoral, Quelimane Rumo aos Bons Sinais, que será o resultado de uma construção colectiva, independente de  convicções político – partidárias, raciais, étnicas e sociais, pois será fundada na pluralidade de opiniões e na capacidade de construir consensos.

Não permitiremos que pregoeiros da discórdia e desunião fragilizem nosso objectivo comum: a melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Quelimane, que bem merecem.

Com a lucidez da razão, da força da inspiração Divina e humana, almejamos transformar radicalmente o modus vivedi dos nossos concidadãos, para melhor. Desejo e com a colaboracao de todos, a pureza dos sentimentos mais altos da natureza humana nos ajude a fazer com que as decepções dos anos que passaram dêem lugar às vitórias aguardadas e que virão por certo. Nas ultimas eleicoes não houve nem vencidos, nem vencedores! Alias o único vencedor foi o Municipio de Quelimane e os munícipes nela residentres!

Caros munícipes, minhas irmãs e meus irmãos,
Minhas mães e meus pais,

A nossa sabedoria milenar ensina-nos que Depois da tempestade vem à bonança’, que seja entao esta a  tão almejada “Era da bonança para os Quelimanenses”.

Aos Quelimanenses, aos Zambezianos, aos Mocambicanos na diáspora queremos assegurar que o vosso lugar neste processo de recuperacao e construcao de Quelimane esta assegurado!

Que o ano de 2012 seja pleno na realizações, superando as amarguras e necessidades porventura ainda vigentes em nosso município.

 "Elabo edji djeewu, ontonga diiiyo!"

Atenciosamente,

Manuel de Araujo