Monday 30 August 2010

Concurso para fundos de apoio a pesquisas jornalísticas

O Instituto Panos da África Austral (PASF) faz parte da família mundial da Panos. A nossa visão preconiza “Uma comunidade da Africa Austral que conduz o seu próprio desenvolvimento”. A nossa missão é “trabalhar para garantir que a informação é usada de forma efectiva para impulsionar o desenvolvimento através do empoderamento das comunidades para formular as suas próprias agendas”. Em consonância com estes princípios, o PSAF lança agora um programa de Jornalismo sobre Assuntos Globais em Moçambique, cujo principal objectivo é permitir aos media moçambicanos a investigar, escrever e reportar, de forma competente e atempada, sobre assuntos de impacto global e transmitir assuntos de interesse nacional ligados a debates globais através de canais de informação global, de modo a que actores estatais prestem contas ao público.

Para este propósito, o PSAF vai atribuir fundos e programas de orientação a dez jornalistas (cinco da imprensa escrita e cinco da rádio e televisão). Os candidatos ao programa deverão reunir os seguintes requisitos:


a) Possuir nacionalidade moçambicana
b) Possuir pelo menos cinco anos de experiência profissional ou dois anos com o grau de bacharel em Jornalismo, ciências sociais ou qualquer área de conhecimento que seja relevante para o jornalismo e comunicação;
c) Possuir conhecimento relevante sobre assuntos globais e regionais, organizações e debates, tais como: cimeiras do G-8; aquecimento global; pobreza e tráfico humano; crise financeira internacional; mudanças climáticas, ajuda externa; ODMs, etc.
d) Possuir domínio comprovado de boa escrita e edição;
e) Possuir domínio comprovado de técnicas de entrevista;
f) Estar formalmente ligado a um órgão de informação;
g) Ter paixão por assuntos de desenvolvimento.

O fundo não está aberto a Jornalistas em regime de free-lance ou por conta própria.

Os candidatos devem submeter um ensaio de uma página em Português sobre um tema específico de impacto global, indicando as suas implicações no contexto sócio económico e político de Moçambique. Cada candidatura deve ser acompanhada de uma carta de recomendação do editor ou gestor do respectivo órgão de informação, expressando apoio institucional `a mesma e interesse na cobertura regular de assuntos de impacto global.

Uma equipa de indpendente e idónea de editores vai proceder `a avaliação e selecção das candidaturas, de acordo com criterios objectivos bem definidos e visando o equilibrio de género.

As candidaturas devem ser submetidas a partir do dia 01 até ao dia 10 de Setembro de 2010. Os candidatos devem incluir todos os dados de identificação pessoal e de contcto, bem como os referentes ao seu orgão de informação, incluindo o(s) nome(s) do editor ou supervisor directo e respectivo contacto.

Todas as candidaturas devem ser enviadas em envelope fechado, para o seguinte endereço:

Instituto Panos da Africa Austral
Programa de Jornalismo sobre Assuntos Globais
Tel: 21493950
Rua de Mucumbura, no 416- 1. andar
Maputo. Moçambique

1 comment:

V. Dias said...

Uma boa oportunidade para os profissionais dos CMCs (Rádio Multimédia Comunitária)...

Zicomo