Monday 10 May 2010

Sentidos Pesames! Morreu Velho Ferraz!

Mais uma biblioteca publica se foi! Morreu o velho Ferraz!
Devido ao corte das ligacoes Centro-Norte so hoje tive conhecimento do falecimento do Embondeiro da cultura Chuabo e quica Zambeziana, o velho Ferraz, como era carinhosamente tratado tanto pelos mais novos, como pelos mais velhos! Ferraz e um cidadao que nao passava despercebido nao so pela pujanca intelectual como pela fisica! Foi catequista de gema pura na Missao dos Santos Anjos de Coalane. Educou religiosa e academicamente muitas geracoes de Zambezianos e nao so!

Mas o que o imortalizou foi o facto de ter sido um dos coordenadores da traducao da biblia da lingua portuguesa para a lingua Chuabo!

Vi-o pela ultima vez ha 12 semanas. Estavamos na primeira semana de Abril 2010. Ia a Supinho na companhia de um dos seus netos, o jornalista Antonio Zefanias e por sugestao deste passamos pela casa do 'mais velho'! Encontramo-lo sentado na sua 'esteira' lucido e sempre bem humoroso, na companhia de seus irmaos, sobrinhos, cunhados e parte da familia mais chegada! Era logico que nao me reconhecia. Alias a idade as vezes nao perdoa! Ha anos que nao me encontrava com o 'mais velho'! Nao me fiz de rogado, apresentei-me, mas antes quis pregar uma partidinha ao velho: sou filho do sr Victoriano ...! e o velho nao me deixou terminar a frase! es filho da professora Ines? Estava feita a ligacao,e dai para diante foi uma conversa sem fim!

Convidou-nos a almocar, mas as correrias da vida obrigaram-me a dolorosamente declinar o convite do mais velho! Se eu soubesse, que aquela seria a ultima vez que estaria na companhia do mais velho, certamente nao teria dito aquele maldito nao! Um nao que ficara para sempre e que me ensina uma vez mais que neste mundo nao deve haver pressas! que ha companhias que valem toda a pressa do mundo!

Lembro-me de na saida ter ligado para o sobrinho a residir na alemanha e tom de gozo e dito: advinhe com quem estou: com o 'mais velho'! ... E ele que nao queria acreditar! Posso falar com ele? infelizmente nao deu porque ja estavamos na estrada! Uma divida que ficou para a eternidade!

Descanse em PAZ Embondeiro da Cultura Zambeziana! Descanse em Paz 'mais velho' Ferraz!

Aqui ficam os meus mais sinceros pesames a familia enlutada, e em especial ao Joao Ventura, Antonio zefanias e todos sobrinhos, primos, irmaos...

Que Deus o deia o eterno descanso,

Paz a sua alma!

Manuel de Araujo

7 comments:

V. Dias said...

Não conheci o velho Ferraz.

Mas a avaliar por esta tua descrição, caro Araújo, aceite os meus pêsames, e através de ti à família do malogrado.

É dessas coisas que me deixa furioso, "maningue" furioso mesmo, o que é que o Ministério da Cultura faz por "embomdeiros" como o velho Ferraz? Uma "bilioteca ambulante" acaba de partir, sem, no entanto, nunca o país ouvir, através de pelestras, etc., os seus débitos!

Quando a política se mistura com a arte, com a cultura, com o património, vira tudo e todos orangotangos!!!

Eu amavo a escrita de Arrone Fijamo, mas não o conheci pessoalmente. Que pena! Devo vir a amar os escritos deste velho, por isso quem tiver um, é favor de me mandar dizer.

Zicomo, Mugabe Jr.

Fijamo said...

Nao o conheci pessoalmente, contudo tive boas referencias atraves do AZ,,, Foi-se uma biblioteca viva,,,

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caro Dias,

Agradeco os pesames e prometo faze-los chegar a familia enlutada, que afinal de contas somos todos nos!

Quantos mais Ferraes, Fijamos na estrao esquecidos pelo pais fora? Que e que cada um de nos individual colctivamnte pode fazer para registar os poimentos destas bibliotecas?

Soube hoje que faleceu uma outra biblioteca: o professor Acacio Luis (mais conhecido por vho bigodao), docente de frances na 25 de Setembro. Formado em sociolgogia. historia e e frances em 1973.
Pesames a famla enlutada.
Paz a sua alma,
MA

Reflectindo said...

As bibliotecas a desaparecerem uma a uma.

Paz às almas de Ferraz e Acácio Luís!

Fijamo said...

Ate Sempre Vho Bigodao

Foi com grande tristeza que recebi a noticia do desaparecimento fisico do Kota Bigodao quando eram cerca das 13 horas por via da Radio Mocambique - Emissor Provincial da Zambezia! Fiquei comovido!!!!
Embora logo a nascenca a morte seja a coisa Q mais certo estamos de Q nos vai acontecer, o momento da sua ocorrencia as vezes nos encontra de surpresa ....
Era um icone do saber!!! Chamava de TU a lingua do pais da Tour Eiffel - Torre Eiffel! Era uma das mentes mais criativas da Escola 25 de Setembro!!!!
O Kota bigodao (como era carinhosamente tratado(... alto, de bigode tipico portugues, sempre bem aprumado, nao escolhia espaco para espalhar o seu frances,,,, Bastava dispores de um minimo de time e um calice de QualQuer teQuila para o pores a parlar.... Sempre bem humorado! As criancas do bairro do Sinacura nao perdiam a oportunidade de correr atras do Kota bigodao, gritando vho bigodao, vho bigodao.... E ele montado na sua motorizada de marca HONDA cor VERMELHA, acenava sorridente...
Acacio Luis será sempre lembrado pelo seu carisma e seu talento como lutador e professor. Deixa saudades e um grande legado!!!!
Paz à sua alma e que o Divino o tenha em local de muita luz!!!!
Mpopa..
Fijamo

Antonio Zefanias said...

Prezados amigos!

Em nome de toda familia, agradeco-vos pelas palavras de reconhecimento daquilo que foi a vida e obra do Catequista Emilio Ferraz.

De facto, foi uma biblioteca ambulante. Ele nao se cansava de ir a zalala, maquival, licuar, so para citar alguns exemplos com a finalidade de expandir a palavra de Deus. Mas bom, Deus quis que o seu destino tivesse o fim no dia 25 de Abril, nada temos a contrariar.

Est'a dificil tapar o buraco que deixou.
Que a sua alma descanse em Paz.
Antonio Zefanias

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caros,

Porque nao juntarmos nossas notas e montarmos uma biografia do velho Ferraz? Ele deve ter deixado escritos, rascunhos, depoimentos. E mais ele tem irmaos, sobrinhos, primos que ainda estao vivos!

QUem poe o guizo ao gato? Zefanias das o primeiro passo?

Um abraco,